Notícias
Eu Venci a Covid-19!
"Só tenho a agradecer. Todos são excelentes profissionais"
José Cleber, a sua esposa Daniela e a filha do casal. Foto: arquivo pessoal.
"Quero agradecer ao HU-UFS e a toda a sua equipe que cuidou muito bem de mim"
"Quero primeiramente agradecer a Deus. Em segundo lugar, quero agradecer ao HU-UFS e a toda a equipe que cuidou muito bem de mim, com carinho e atenção. Só tenho a agradecer. Todos são excelentes profissionais. Agora, estou em casa, com a minha família, recuperando-me bem".
José Cleber Souza Santos, operador de caixa, 25 anos, 18 dias internados no HU-UFS, venceu a Covid-19.
"Todos se mostraram sempre prestativos com ele e conosco"
"No dia 4 de maio de 2020, o José Cleber recebeu o resultado positivo da Covid-19 no Hospital Nestor Piva. Ficou internado, recebendo oxigênio. Naquele mesmo dia, à noite, ele apresentou piora, entrou em estado grave e teve que ser entubado. No dia seguinte, foi transferido para a UTI Covid-19 do HU-UFS, onde recebeu toda a assistência e o cuidado prestados pela equipe de saúde. Todos se mostraram sempre prestativos com ele e conosco, os familiares. Os médicos e os enfermeiros que estavam de plantão nos ligavam para nos comunicar o estado de saúde dele todos os dias, motivando-nos de que ele iria se recuperar. Quando foi desentubado, a equipe fez uma chamada de vídeo para que a gente pudesse vê-lo. Nossa! Foi uma felicidade imensa. Choramos muito. Ele falou que estava se recuperando, que estava sendo bem cuidado. O médico falou com a gente e disse que ele estava se recuperando bem e que, logo, iria receber alta. Se já éramos gratos à equipe por cuidar tão bem dele, ficamos mais gratos ainda por nos ter proporcionado aquele momento de vídeo, após tantos dias de aflição. No dia 22 de maio, pela manhã, recebemos a ligação do HU-UFS. A médica falou: 'Bom dia, Daniela. Temos ótimas notícias. Cleber está de alta'. Chorei muito, agradeci a Deus e a toda a equipe. Quando eu e a mãe dele chegamos ao HU-UFS, ficamos mais felizes por vermos o carinho, a atenção e a felicidade de todos os profissionais para a melhora dele. Isso nos emocionou muito. E, então, foi a hora tão esperada: a saída dele e a volta para casa. Quando ouvimos as palmas e as felicitações da equipe... nossa! Foi uma sensação incrível de muita felicidade. Serei eternamente grata ao HU-UFS e à sua equipe de saúde. São todos guerreiros e seres de luz. Estão arriscando as suas próprias vidas para salvar outras, como a do Cleber. Tenho certeza de que, com a ajuda de Deus, eles irão salvar muitas outras vidas e proporcionar também a muitos pacientes e familiares esse momento de alegria e satisfação. Cleber está ótimo, recuperando-se em casa e seguindo todas as orientações médicas".
Daniela da Silva Messias, autônoma, esposa do José Cleber.
"[Ele] conseguiu ter uma evolução bem satisfatória e muito gratificante para todos"
"José Cleber foi um paciente jovem, que teve um quadro grave da Covid-19 com comprometimento respiratório importante. Teve dificuldade, pelo menos no início da estada dele na UTI, de ajuste dos parâmetros ventilatórios, bem típico do quadro clínico que a gente vê no acometimento pulmonar mais grave. Também foi difícil a sedação, que é outro aspecto que a gente tem visto no que diz respeito à adaptação desses pacientes à ventilação mecânica. Mas, com o trabalho de todos – fisioterapia, enfermagem, tratamento clínico disponível – a gente conseguiu, aos poucos, diminuir o acometimento pulmonar. Conseguimos fazer o desmame progressivo do ventilador e tirá-lo do tubo. Ele foi se recuperando e se reabilitando, respirando cada vez mais por contra própria, sem precisar de suporte de oxigênio. Foi ficando também cada vez mais acordado, mais alerta, mais interativo, e foi passando aquele período crítico. Ele conseguiu sair muito bem. Um paciente jovem que, a despeito do acometimento grave por causa da infecção, sem grandes comorbidades, conseguiu ter uma evolução bem satisfatória e muito gratificante para todos".
André Veiga, coordenador da UTI Covid-19 do HU-UFS.
Foto: arquivo pessoal.