Notícias
NOVEMBRINHO AZUL
HU-UFS realiza cirurgias de postectomia como parte do Ebserh em Ação
Aracaju (SE) - O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove nesta sexta-feira, 14, mais uma etapa do programa Ebserh em Ação - Mais Especialistas. A iniciativa consiste na realização de dez cirurgias de postectomia em crianças que estavam em acompanhamento pela unidade hospitalar, visando à redução da fila para procedimentos eletivos, ao mesmo tempo em que fortalece a formação e a prática dos profissionais de saúde.
A postectomia é uma intervenção cirúrgica destinada à remoção do prepúcio, a pele que recobre a glande do pênis. O procedimento é indicado principalmente em casos de fimose persistente, condição em que há dificuldade ou impossibilidade de retrair o prepúcio, buscando melhorar a higiene local e prevenir futuras infecções.
De acordo com a professora de Cirurgia Pediátrica que atua no HU-UFS, Simone Oliveira, a iniciativa faz parte de um movimento nacional. "Estamos aqui fazendo, mais uma vez, um movimento junto com todo o país do Novembrinho Azul, que é muito importante porque junta o ensino com todo esse processo de prevenção, de educação da comunidade para desde cedo introduzir as crianças nessas questões de prevenção, de saúde, é a comunidade junto com o ensino," afirmou. "Fazendo esse movimento hoje estamos com previsão de concluir dez cirurgias, mais ligadas aos meninos, como eu disse, apertando o laço entre a comunidade e o ensino. É uma felicidade muito grande participar desse momento”, pontuou a cirugiã.
Quem também integrou a ação foi a cirurgiã pediátrica Ludmila Albergaria, que ressaltou a importância das cirurgias como uma continuidade do cuidado com esses pacientes. "Estamos aqui junto com o pessoal da Residência, da Preceptoria, da Cirurgia Geral e da assistência. É muito bom esse movimento, não só pela questão da educação, da saúde, mas também para dar continuidade ao que começa no ambulatório, nos atendimentos iniciais que a gente faz, agora a gente consegue dar finalização a esse tratamento com a cirurgia," explicou.
Ela destacou a alegria da resolução para todos os envolvidos: "Estamos trazendo não só a alegria para a gente da equipe, mas também para as famílias, que se sentem acolhidas e com a questão enfim resolvida”, complementou.
Conforto
De acordo com Thaísa Martins, auxiliar de serviços gerais e mãe de um paciente de 10 anos, a realização da cirurgia trará mais conforto para a sua família. "O pai do meu filho começou a observar que tinha algo errado com as partes íntimas da criança, então levei ao pediatra e ele encaminhou para a cirurgia. Após o encaminhamento da pediatra do posto de saúde e a realização dos exames, ficamos aguardando a liberação e graças a Deus foi liberada a cirurgia," comemorou. "Eu sou muito ansiosa, mas no momento Deus está me dando força para eu poder dar coragem ao meu filho, porque se eu fraquejar, ele também fraqueja, então Deus é maravilhoso e eu estou tranquila para poder deixar ele tranquilo também que vai dar tudo certo", comentou Thaísa.
Com a realização do Ebserh em Ação, o HU-UFS reforça o seu compromisso com a saúde pública, oferecendo assistência especializada à população e contribuindo de forma significativa para a formação de novos profissionais em um ambiente de prática real e impactante.
Saiba mais
Ebserh em Ação - Mais Especialistas é uma iniciativa da estatal em parceria com o Ministério da Saúde (MS), estando alinhada ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), que tem como meta aumentar em 40% o número de atendimentos até dezembro. O projeto deste ano segue os mesmos moldes do que a Ebserh executou no ano passado, quando foram realizados quase 28 mil procedimentos cirúrgicos e mais de cem mil exames, visando reduzir o tempo de espera no SUS.
Sobre a Ebserh
O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.