Notícias
CELEBRAÇÃO
Núcleo de Alergia Alimentar do HU-UFS completa 20 anos de atuação especializada
Aracaju (SE) - Nesta quinta-feira (5), o Núcleo de Alergia Alimentar do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), completa 20 anos de atuação. O espaço funciona como um centro de atendimento multidisciplinar, cujo principal foco é o tratamento da alergia à proteína do leite de vaca, conhecida pela sigla APLV.
De acordo com a coordenadora do Núcleo, a pediatra, alergista e imunologista infantil Jackeline Franco, o acesso ao serviço ocorre por meio de encaminhamento médico, tanto da rede pública quanto da privada. “Os agendamentos são realizados presencialmente no ambulatório do Hospital Universitário ou por e-mail institucional (alergiaalimentar.hu@ebserh.gov.br).
Somente em 2025, o Núcleo de Alergia Alimentar registrou mais de seis mil procedimentos. Atualmente, cerca de 650 crianças sergipanas são acompanhadas mensalmente para investigação ou tratamento da alergia ao leite de vaca.
Alergia alimentar
A alergia alimentar é uma reação imunológica que ocorre após a ingestão de determinado alimento, desencadeando sinais e sintomas de gravidade variável. Em casos extremos, esse tipo de alergia pode levar à morte.
Entre as principais manifestações clínicas observadas estão náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e broncoespasmo, além de sintomas extradigestivos, como tosse crônica e asma.
Sobre a Ebserh
O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.