Notícias
INTEGRAÇÃO
Novos profissionais fortalecem a equipe do Hospital Universitário de Aracaju
Aracaju (SE) - O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Rede Ebserh, promoveu a integração de novos colaboradores aprovados no concurso público de 2024. Na manhã desta quarta-feira (03), profissionais médicos e da área administrativa foram recepcionados pela equipe diretiva do HU e tiveram a oportunidade de conhecer os principais procedimentos administrativos e assistenciais que orientam a qualidade da atenção à saúde característico na Instituição. Foram integrados médicos intensivistas da especialidade pediátrica e adulta, anestesiologia e analista da área administrativa. A chegada desses profissionais vem para fortalecer as equipes do hospital, ampliando a capacidade de atendimento e a qualidade dos serviços prestados à população no âmbito do SUS.
A superintendente do Hospital Universitário da UFS em Aracaju, Angela Maria da Silva esteve presente na solenidade, acompanhada pela equipe diretiva para sensibilizar os novos colaboradores sobre a importância da comunicação entre os pares e entre setores para um serviço colaborativo, seguro e eficiente. "Ser bem acolhido é o ponto de partida para que esses servidores sejam comprometidos e conheçam melhor a instituição e com isso possamos fazer o melhor para a população”, explica. Sobre os profissionais convocados, a superintendente ratificou a importância dessas admissões para especialidades que precisavam de reforço, “por exemplo, a anestesia. É superimportante porque aumenta o número de cirurgias existentes no hospital. Na terapia intensiva, pode dar uma assistência plena aos pacientes, fazer uma rotatividade maior e com isso prestar melhor serviço à comunidade”, esclarece a gestora.
Expectativas
Alef Coelho, intensivista, um dos novos integrantes da equipe médica, celebra seu retorno ao SUS. Com experiência consolidada, onde atuou inclusive durante a pandemia da COVID19, destaca que grande parte de sua carreira foi dedicada ao serviço público, área na qual afirma ter maior satisfação em trabalhar. “Considero uma oportunidade de ampliar conhecimentos diante da variedade de especialidades e dos casos raros atendidos na unidade. Vai ser um desafio que eu estou disposto a enfrentar”.
Para a superintendente, o Hospital Universitário tem como essência a formação de pessoas e que, para atuar na instituição, é preciso ter disposição para colaborar tanto com a formação de novos profissionais quanto com a assistência à população carente. Segundo ela, “a vantagem não é apenas salarial, mas a satisfação pessoal de contribuir para a melhoria da saúde do estado e para a formação dos profissionais do futuro”.
Sobre a Ebserh
O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Diego Martin
Unidade de Comunicação Regional 2