Notícias
DIA DAS CRIANÇAS
HU-UFS proporciona alegria, bem-estar e saúde para crianças atendidas pelo SUS
Aracaju (SE) – O mês de outubro chega cheio de alegria, brincadeiras, mimos e cuidado. Em alusão ao Dia das Crianças, comemorado no dia 12, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou uma programação especial para garantir um momento acolhedor e descontraído aos pequenos pacientes. A comemoração aconteceu no dia 10, e contou com atividades lúdicas, brinquedotecas, guloseimas, bolas e distribuição e presentes para crianças que estão internadas ou em tratamento.
De acordo com o Ministério da Saúde, o ato de brincar é importante para o desenvolvimento infantil. Desde os primeiros momentos da vida, a criança começa a interpretar o mundo e criar seu universo interno, dando sentido à realidade psíquica. O brincar é o primeiro passo em direção ao potencial criador da criança, permitindo que ela explore, invente e se expresse de maneira única.
Fantasiado de hippie para entrar no clima lúdico, o psicólogo da pediatria, Jackson Gama, destacou a importância desse tipo de evento para o desenvolvimento infantil. Segundo ele, atividades como essa favorecem o contato com o meio, estimulam a socialização e promovem habilidades físicas, cognitivas e afetivas. “Antecipamos o Dia das Crianças para proporcionar momentos de interação entre os pacientes infantis, trazer leveza ao ambiente hospitalar e amenizar, mesmo que um pouco, o sofrimento das crianças, dos pais e dos acompanhantes”, afirmou.
Para transformar a imaginação infantil em realidade, a enfermaria e a UTI pediátricas contaram com a visita especial de parceiros de longa data, como os Palhaços de Propósito, uma trupe divertidíssima de doutores palhaços que atuam com a humanização no ambiente hospitalar. A doutora Batata fez as honras para crianças e adultos no hall principal da enfermaria pediátrica “Mais uma manhã aqui no Hospital Universitário, festa das nossas crianças, é ou não é? Elas merecem o melhor e preparamos algo bem legal para elas hoje!”.
A festa ficou completa com a presença de outro parceiro importante, o GGAC - Sergipe. O Grupo de Apoio a Criança com Câncer trouxe um painel gigante para colorir, produzidos pelas voluntarias Josileide e Shimara. Para Graziele Monteiro, coordenadora do voluntariado, estar presente nesse momento para as crianças dentro do Hospital Universitário “é muito importante participar do Dia das Crianças, celebrar, se divertir. Já atuamos aqui em outros momentos e ficamos muito felizes com essa parceria, uma alegria esse convite”, complementa.
Com o pequeno Isaac Valentim, de apenas cinco meses, nos braços, Josenia de Souza recebeu com alegria a visita da turminha animada no leito. Em tratamento há três meses por um quadro de bronquiolite, ela fala com satisfação sobre a recuperação do filho: “Ele agora está um menino esperto, tranquilo e sorridente. O acompanhamento da equipe, durante a UTI também, foi maravilhoso, profissionais realmente capacitados para cuidar dos nossos filhos”.
Sobre a visita especial recebida por seu bebê, Josenia destacou que o momento foi especial também para as mães. Segundo ela, ações como essa ajudam a quebrar a rotina cansativa e estressante de quem acompanha os filhos internados, proporcionando instantes de leveza e alívio emocional. Para a mãe, a iniciativa foi muito positiva, pois traz alegria não apenas às crianças, mas também às famílias que vivem o dia a dia hospitalar.
Saiba mais
Segundo o Ministério da Saúde, toda criança tem direito a uma série de benefícios essenciais para um desenvolvimento saudável. Esses direitos incluem:
-
Ser registrada gratuitamente.
-
Realizar o teste do pezinho até o 5º dia de vida, na maternidade, UBS ou outro ponto de referência na Rede de Atenção à Saúde.
-
Ter acesso a serviços de saúde de qualidade.
-
Ter acesso à escola pública e gratuita perto do lugar onde mora.
-
Receber a Caderneta da Criança ainda na Maternidade.
-
Receber gratuitamente as vacinas indicadas no Calendário Nacional de Vacinação.
-
Viver intensamente a infância.
-
Ter acesso à água potável e alimentação adequada e saudável.
-
Ser acompanhada em seu crescimento e desenvolvimento.
-
Ser acompanhada pelos pais durante a internação em hospitais.
-
Viver em um lugar limpo, ensolarado e arejado.
-
Ter oportunidade de brincar e aprender.
-
Viver em ambiente afetuoso e sem violência.
Sobre a Ebserh
O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Neurizete Duarte com adaptação local de Diego Martin
Unidade de Comunicação Regional 2