Notícias
CRESCIMENTO
HU-UFS inaugura Centros de Infusão e de Simulações Realísticas
Aracaju - SE – O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou nesta sexta-feira, 10, dois importantes centros: o Centro de Infusão e Terapias Assistidas e o Centro de Simulações Realísticas Professor Doutor Antônio Fernando Dantas Maynard. Os espaços ajudam a promover o atendimento a pacientes crônicos e o treinamento de futuros profissionais da saúde.
“Um momento histórico para a Universidade Federal de Sergipe”, definiu o reitor da UFS André Maurício durante a solenidade de inauguração das duas obras, destacando a ampliação dos atendimentos em saúde à população sergipana e o fortalecimento da formação acadêmica. Segundo ele, os espaços representam um avanço significativo tanto na qualificação do ensino e da formação dos estudantes quanto na oferta de melhores condições de trabalho para professores e técnicos.
“É a concretização de um sonho, resultado da união entre a Universidade e o Hospital Universitário. O Hospital Universitário atende à comunidade, mas também é um campo fundamental de aprendizado para nossos alunos da área da saúde. Essa integração permite que a UFS continue cumprindo sua missão de contribuir para uma sociedade com mais saúde, com profissionais cada vez mais qualificados e uma educação de excelência”, ressaltou o reitor.
De acordo com a superintendente do HU-UFS/Ebserh, Angela Silva, a inauguração dos dois centros, um voltado ao atendimento de pacientes e outro dedicado ao ensino acadêmico, reafirma o compromisso do hospital com a excelência na assistência à saúde e na formação de profissionais.
Durante a cerimônia, Angela destacou o empenho das equipes e agradeceu aos colaboradores, ressaltando que as ampliações foram realizadas em apenas seis meses de gestão. “O hospital está inaugurando um espaço mais amplo para atender à população do SUS, e esse é o resultado da dedicação e do comprometimento de todos. As equipes do HU merecem nota máxima em execução, qualidade e tempo de resposta, demonstrando que a parceria entre o hospital e a universidade é capaz de transformar projetos em realidade”, afirmou.
Tratamento
O primeiro momento da cerimônia foi dedicado à inauguração do Centro de Infusão e Terapias Assistidas, um local dedicado a pacientes portadores de doenças crônicas, inflamatórias e autoimunes que abrange diversas especialidades, oferecendo atendimento em regime de hospital-dia. A iniciativa deve proporcionar um tratamento mais humanizado e eficaz, com acesso a terapias avançadas que impactarão diretamente a qualidade de vida dos pacientes atendidos pelo HU-UFS/Ebserh.
Da entrada principal do Centro de Infusão, o professor Carlos Anselmo, representante da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do hospital, apresentou o novo espaço, totalmente voltado ao atendimento dos pacientes. Na ocasião, parabenizou o reitor e a superintendente do HU pela entrega de dois importantes instrumentos que fortalecem o cuidado, o ensino, a pesquisa e a extensão na universidade. ´´Este é um momento muito importante para a comunidade de alunos de todos os cursos da Saúde, com um centro que traz simulações para o mais real possível. Já o Centro de Infusão, é para benefício total dos pacientes atendidos pelo SUS que precisam desse serviço” disse o professor.
Tecnologia
Com a abertura do Centro de Simulações Realísticas Professor Doutor Antônio Fernando Dantas Maynard, a comunidade acadêmica ganha um laboratório de alta tecnologia, que representa um ambiente importante para o treinamento e aprimoramento de futuros profissionais de saúde. Equipado com simuladores e manequins de alta fidelidade, o centro oferece um ambiente seguro e controlado para que estudantes e residentes pratiquem habilidades técnicas, clínicas e comportamentais.
A entrega do novo centro ocorreu em um momento significativo para o curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe, coincidindo com a avaliação do Ministério da Educação (MEC), na qual a instituição obteve desempenho exemplar, alcançando quase a nota máxima.
Nas palavras da médica Sílvia Simões, representante do Departamento de Medicina da UFS na solenidade, o resultado foi possível graças ao trabalho conjunto de diversas frentes: o apoio da Ebserh, sob a liderança da Dra. Angela; a atuação da Gerência de Ensino e Pesquisa, representada pelo professor Carlos Anselmo; a dedicação da equipe de Logística e Infraestrutura, comandada por Eraldo Nascimento; e o empenho da enfermeira Tássia Bonfim. “Foi uma entrega em tempo recorde, fruto de um esforço coletivo. Graças a essa união, conquistamos a aprovação da banca do MEC e ficamos a poucos décimos da nota máxima”, comemora.
No mesmo clima de entusiasmo pela inauguração do novo espaço de simulações, o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFS, professor Charles Estevam, destacou a relevância da estrutura para o ensino. “É um ambiente pedagógico e acadêmico que fortalece a formação dos estudantes por meio da simulação realística. Será um recurso formidável para o CCBS. Estamos muito satisfeitos, pois essa entrega demonstra o compromisso da universidade em oferecer à comunidade profissionais capacitados”, afirmou.
Presenças
A solenidade de inauguração contou também com a presença da gerente de Atenção à Saúde do HU-UFS, Flávia Janólio; a gerente administrativa Roseane Santos; o gestor da Divisão de Logística e Infraestrutura, Eraldo Oliveira, e o radiologista José Caetano Macieira, médico aposentado que foi homenageado durante o evento.
Sobre a Ebserh
O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreza Azevedo e Diego Martin
Unidade de Comunicação Regional 2