Notícias
ACOLHIMENTO
HU acolhe 50 novos internos de Medicina em evento especial
Na tarde do dia 15 de agosto, a Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Rede Ebserh, realizou uma cerimônia de acolhimento para 50 estudantes de medicina que estão iniciando o internato médico. O evento, que aconteceu no Auditório II, marcou um momento importante na trajetória acadêmica destes futuros profissionais da saúde.
O acolhimento teve o objetivo de integrar os novos internos ao ambiente hospitalar, apresentando-lhes as diretrizes, expectativas e responsabilidades que nortearão este período na instituição.
O internato na formação médica
Alana Alves, chefe da Unidade de Gerenciamento das Atividades de Graduação do HU de Aracaju, explicou a importância desta etapa na formação dos futuros médicos. “Está acontecendo o acolhimento dos alunos do internato, que passarão dois anos realizando as atividades práticas nos nossos cenários, junto dos preceptores e professores. São os dois últimos anos para a formação, para a conclusão do curso de medicina”.
A gestora enfatizou o caráter prático desta fase: “É o primeiro contato prático com as atividades que eles vão passar a ter com os pacientes”.
Segurança do paciente: primeiro contato dos internos
Nas primeiras horas do evento os participantes refletiram sobre segurança do paciente em um momento conduzido pela chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, Milena Motta, que explicou a relevância desta abordagem.
“A gente entende a importância desse tipo de abordagem na integração, para que eles consigam já entrar no HU, com uma consciência um pouco mais aprimorada em relação à qualidade da assistência e segurança do paciente”, destacou a gestora.
Sobre a Ebserh
O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.