Notícias
GESTÃO
Diálogo é tema da 3ª reunião do Café com Ideias para gestores do HU Aracaju
Aracaju (SE) - A terceira edição do projeto “Café com Ideias”, iniciativa vinculada ao Plano Diretor Estratégico (PDE – 2024/2028) reuniu gestores do Hospital Universitário de Aracaju para fechar o ciclo de encontros que buscou promover uma gestão participativa baseada no diálogo e na troca contínua com os colaboradores.
Ao longo das três oficinas, atividades teóricas e práticas colaborativas marcaram a programação, trazendo à pauta temas essenciais para a convivência harmônica entre gestores e colaboradores. Entre os conceitos trabalhados estiveram gestão de conflitos e comunicação assertiva. Para o último encontro, as discussões se concentraram em liderança gentil, na vulnerabilidade do gestor (que também precisa do apoio de sua equipe) e na importância da troca como diferencial no ambiente de trabalho. Segundo Tereza Cecília Costa, responsável pela gestão de pessoas do HU-UFS, o ciclo foi encerrado com orientações formais sobre como os gestores devem registrar as ações que serão implementadas em suas respectivas áreas a partir de agora.
Como prática integrativa durante a oficina, os gestores participaram de uma dinâmica simbólica inspirada no uso de uma máscara branca, que representa aspectos que muitas vezes preferem esconder. Cada participante recebeu um card para indicar quais características costuma revelar no ambiente de trabalho e quais tende a ocultar. A proposta foi estimular a reflexão sobre forças e fragilidades individuais, reforçando que reconhecer vulnerabilidades também fortalece o coletivo. A atividade destacou ainda a importância da gentileza consigo mesmo e do apoio mútuo entre as equipes.
Participando pela primeira vez do encontro Café com Ideias para gestores, o recém-empossado gestor do Setor de Hotelaria Hospitalar do HU-UFS, Jerinaldo Domingos, resume as expectativas em sua nova etapa profissional “Esse momento é importantíssimo, assim como a integração quando somos convocados. Manter essa constante essa integração, sobretudo dos líderes, como parte da formação. Isso é importante para repassar às equipes, criar uma ambiência de criatividade, de comunicação empática, assertiva. Um olhar sobre o outro, sempre”, complementa.
Sobre a Ebserh
O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Diego Martin
Unidade de Comunicação Regional 2