Notícias
ACOLHIMENTO
Comissão de Cuidados Paliativos do HU realiza ação de sensibilização sobre o tema
Aracaju (SE) – Em alusão ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, comemorado todo 2º sábado do mês de outubro, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), integrante da rede Ebserh, promoveu, na manhã de 23/10, uma ação especial voltada para pacientes e acompanhantes do setor de Oncologia.
A iniciativa foi organizada pela Comissão de Cuidados Paliativos do HU-UFS em parceria com a Liga Acadêmica de Medicina Paliativa, com o propósito de acolher e celebrar a vida, estimulando a expressão de sentimentos, vivências e angústias dos participantes.
Mais do que uma comemoração, o momento reforçou o papel dos cuidados paliativos no processo contínuo de atenção e humanidade. Compreendendo que o diagnóstico não representa o fim, mas sim um novo momento de cuidado e significado, envolvendo tanto o paciente quanto sua família.
O evento foi marcado por momentos de emoção e reflexão, nos quais mensagens de esperança e superação compartilhadas pelos pacientes oncológicos se tornaram o ponto alto da celebração.
Durante o evento, Tamires de Santana, presidente da Liga Acadêmica de Medicina Paliativa da UFS, destacou que a ação teve como objetivo principal celebrar a vida e fortalecer os laços de cuidado e acolhimento entre pacientes, familiares e cuidadores. Segundo ela, o momento buscou reafirmar a importância da união e da presença afetiva no processo de cuidado.
Sobre a Ebserh
O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Diego Martin
Unidade de Comunicação Regional 2