Notícias
Integração
HU-UFS recepciona novos residentes aprovados pelo Enare
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu início nesta quinta-feira, 6, ao processo de integração de 118 novos residentes, todos aprovados no Exame Nacional de Residência (Enare), uma avaliação realizada pela Ebserh/MEC com o objetivo de oferecer oportunidades de vagas de residências das áreas médica, multi e uniprofissional.
A abertura do evento foi realizada pelos coordenadores das Residências Médica e Multiprofissional do HU-UFS, Marcos Albuquerque e Maria Amenildes Lima, respectivamente, além do Gerente de Ensino e Pesquisa, Marco Prado, e do Gerente Administrativo do hospital, Edélzio Júnior. Já a palestra de integração inicial foi realizada pela psicóloga organizacional do HU-UFS, Tereza Cecília Nascimento, trazendo o tema ‘Iniciando com Propósito: Estratégias para o Sucesso e Bem-Estar na Residência’.
Tereza proporcionou uma dinâmica para socialização dos residentes e abordou também temáticas relacionadas aos valores da Ebserh. “É uma capacitação que requer dos estudantes uma grande dedicação, porque são 60 horas semanais nesse ambiente novo, então é preciso falar sobre o autocuidado, para que eles estejam atentos. Quando estiverem se sentindo mais estressados, precisam fazer pausas, precisam se alimentar bem, ter os cuidados com o sono, com as relações interpessoais, enfim, são como lembretes, mesmo sabendo que são profissionais da saúde. Vale observar que estudos mostram que esses profissionais, mesmo sendo da área, muitas vezes negligenciam a própria saúde”, observou a psicóloga.
“Sobre a dinâmica que fizemos, ela tem um objetivo importantíssimo nesse momento, que é de integração, porque, quando eles chegam, normalmente não conhecem ninguém, ficam meio perdidos, então é uma atividade que divide as pessoas em pequenos subgrupos, nos quais eles conversam, buscam afinidades, é um momento mais leve, mas também de aprendizado. A finalidade é realmente o acolhimento”, resumiu Tereza Cecília.
Nova etapa
Quem ficou à frente da organização de todo o evento foi a Chefe de Unidade de Gerenciamento das Atividades de Pós-graduação, Renata Dalseco. “A data de hoje é muito importante para nós, é um marco, porque a gente está iniciando uma nova etapa, um novo ciclo de residentes dentro do hospital. Eles passaram por um processo seletivo árduo e conseguiram conquistar essas vagas. Hoje, dentro do HU da UFS, são 20 programas de residência médica, três de residência multiprofissional e um da residência uniprofissional, que é o de Física Médica”, afirma.
Renata acrescenta que das 120 vagas que ficaram disponíveis, cinco foram para residentes que vêm de Angola. “Vamos receber em breve os angolanos, que ainda não puderam estar aqui hoje por questões de documentação. Hoje, como eu disse, é um marco, porque começa a prática intensa, com mais de 80% do curso com parte prática, acontecendo dentro do hospital e com parceiros como o estado e município. A partir de hoje eles conhecem os protocolos do hospital, tendo uma noção de quais são os cuidados que a gente precisa ter, conhecendo mais sobre segurança do paciente, controle de infecção hospitalar, gerenciamento de resíduos, são temas que todos já têm conhecimento, mas o diferencial é saber como esses sistemas estão aplicados dentro da nossa instituição”, resume Renata.
Oportunidade
Para Euler Rodrigues, psicólogo aprovado para a Residência Multiprofissional, a integração é mais do que uma oportunidade para conhecer pessoas e saber mais sobre a instituição. “É muito importante ter sido aprovado, tenho uma boa expectativa de adquirir muito conhecimento, experiência, de conseguir trabalhar em um hospital grande, o valor da bolsa também é muito bom. Esta é a minha primeira oportunidade, um ótimo começo, espero que abra outras portas, acabei de me formar e já entro em uma residência que sei que tem qualidade”, comemora o psicólogo.
Quem também esteve no evento de integração foi a médica Nacélia Andrade, aprovada para a Residência em Ortopedia e Traumatologia. “É um momento muito importante, diferente de outras residências que eu já fiz, que a gente chega meio perdido, fica meio deslocado, esse momento de integração para a gente conhecer o serviço, entender mais ou menos como funciona e praticar. É o que literalmente estamos fazendo hoje, praticando a empatia, é se colocar no lugar do outro, entender que tem outras residências, tem outros tipos de profissionais, acho esse momento bastante válido”, menciona.
Hoje o HU-UFS recebe 118 novos residentes, sendo 67 da Residência Médica, 49 da Multiprofissional e dois da Residência Uniprofissional. A programação continua nesta sexta-feira, 7, com palestras envolvendo profissionais do HU-UFS para falar sobre as diretrizes e os processos institucionais do hospital, além da integração com toda a comunidade hospitalar.
Sobre a Ebserh
O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.