Notícias
VISITA FELINA
Reencontro entre paciente em tratamento paliativo e gata de estimação gera alegria no HU-UFPI
Teresina (PI) – Uma cena de afeto e sensibilidade marcou os corredores do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Internado há mais de duas semanas, o aposentado Antônio de Pádua Silva, de 62 anos, pôde reencontrar sua gata de estimação, Maria Sofia, após autorização da equipe multiprofissional da instituição. O momento, que emocionou familiares e profissionais, faz parte das ações de humanização e cuidados paliativos desenvolvidas pela unidade.
O paciente foi diagnosticado recentemente com um tumor cerebral e passou por cirurgia no último dia 24. O quadro de saúde é considerado grave: o paciente já havia sofrido dois AVCs neste ano, um em maio e outro em julho. Ainda assim, a família e os profissionais do HU-UFPI têm buscado garantir que, além do tratamento médico, ele receba acolhimento emocional e qualidade de vida.
Com a felina nos braços, o paciente expressou a alegria de revê-la. “Era essa moça aqui que eu queria reencontrar. Ela mora no fundo do meu coração. Estou há tempos internado e a saudade é grande. Acho que todo lar precisa de um animal de estimação, nunca vi um lugar feliz sem um bichinho”, disse, emocionado.
A filha de seu Antônio, Cíntia Costa, de 34 anos, destaca que o vínculo com a gata é antigo e muito forte. “Nós temos nove gatinhos em casa, mas a Maria Sofia sempre foi o xodó dele. Ele sempre diz que ela é a dona da casa, a filha preferida. Desde que se internou, falava que estava com saudades e queria vê-la”, relata.
Humanização
A ideia do reencontro surgiu de uma conversa cotidiana à beira do leito, durante o acompanhamento social. “No dia a dia, costumamos fazer um acolhimento com os usuários à beira do leito, momento em que nos aproximamos, conversamos e tentamos sair um pouco desse perfil mais ‘saúde-doença’, procurando estreitar os vínculos”, explica a assistente social do HU-UFPI, Odailma Aragão.
“Perguntei sobre as redes de apoio e os vínculos familiares do seu Antônio. Foi aí que eu ouvi falar pela primeira vez da Sofia. Entendi que era a gatinha de estimação dele e percebi a emoção dele ao falar dela, muitas vezes a chamando de bebê, de neném, de diversos adjetivos carinhosos”, acrescenta.
Com apoio das equipes de psicologia, enfermagem e assistência social, a presença da gata foi cuidadosamente organizada, garantindo segurança e conforto para o paciente e o animal. O reencontro foi de pura ternura. “A Sofia chegou tranquila, sem nenhum estranhamento, e ficou aconchegada no colo do seu Antônio. Segundo a filha, ela passou vários dias miando em casa, sentindo falta dele”, conta Odailma.
Para o HU-UFPI/Ebserh, iniciativas como essa reforçam o compromisso da rede com a Política Nacional de Humanização e com o cuidado integral. “O paciente não é apenas portador de uma doença, mas também de uma história. No caso do seu Antônio, a Sofia faz parte dessa história. E é isso que os cuidados paliativos nos ensinam: olhar para o ser humano em todas as suas dimensões”, conclui a assistente social Odailma Aragão.
Na última segunda-feira (27), o paciente foi transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a enfermaria do HU-UFPI e se recupera bem após a cirurgia.
Sobre o HU-UFPI
O HU-UFPI faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde novembro de 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Maria Carvalho Costa, com edição de George Miranda
Unidade de Imprensa e Informação Estratégica para as regiões Norte e Nordeste
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh