Notícias
MARÇO AZUL
HU-UFPI/Ebserh antecipa fila do SUS com mutirão de colonoscopia para pacientes pré-agendados
O HU-UFPI/Ebserh realizou no sábado (25/3), mutirão de colonoscopia para pacientes da fila de espera do SUS com indicação de rastreio do câncer do intestino. O evento faz parte da Campanha Nacional “Março Azul”, mês de conscientização e prevenção do câncer de intestino. O mutirão foi promovido pela Unidade do Sistema Digestivo do hospital. Foram agendados 30 pacientes para os exames e realizadas 29 colonoscopias, apenas um paciente não compareceu por estar com sintomas gripais. Além do mutirão foram realizadas palestras sobre os aspectos gerais do câncer, da importância da nutrição e do exame de colonoscopia.
O principal objetivo do mutirão e das palestras, segundo a médica endoscopista e responsável pelo evento, Daniela Calado, foi o de orientar e conscientizar a população, os profissionais da saúde e gestores públicos sobre medidas de prevenção e detecção precoce do câncer colorretal. Segundo ela, atualmente 85% dos casos do câncer colorretal são diagnosticados já em fases avançadas, diminuindo muito a chance de cura desse paciente, além de aumentar os custos com a saúde. “Mesmo tendo exames simples como a pesquisa de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia que ajudam nessa detecção precoce, ainda sim, a maioria dos casos são diagnosticados em estágios tardios”, relata a médica.
O câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer mais frequente na população brasileira, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). "A colonoscopia é o padrão ouro para prevenção do câncer colorretal", afirma o médico proctologista e professor, Edilson de Carvalho S. Júnior, que fez parte da equipe do mutirão. “O mutirão é uma ação que abrange todas as áreas", comenta. Além dos médicos endoscopistas e proctologistas, participaram do mutirão, residentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Principais Sintomas do Câncer Colorretal
Sintomas como alteração do hábito intestinal, diarreia ou intestino preso, sangramento nas fezes e perda de peso sem estar fazendo uma dieta são sinais de alarme para procurar um especialista e fazer uma avaliação adequada.
Indicação para Colonoscopia
Ainda segundo, Daniela Caldo, a colonoscopia está indicada para todas as pessoas acima de 45 anos, mesmo sem sintomas, e em alguns grupos que têm um risco aumentado do câncer colorretal, com história familiar de parentes de 1º grau, história pessoal, seja de câncer colorretal, ginecológicos, de doença inflamatória intestinal e síndromes genéticas.
“Toda essa população que tem um risco aumentado deve procurar um especialista, um gastroenterologista, um proctologista para receber a orientação de quando é a idade e o tempo ideal de se começar a fazer a colonoscopia, adverte a médica.
Medidas de Prevenção
Sobre as medidas de prevenção, Daniela destaca que as pessoas devem buscar cessar o tabagismo, tratar a obesidade, estimular as atividades físicas, melhorar a alimentação, reduzir alimentos ricos em gorduras saturadas, carnes vermelhas, embutidos, enlatados, estimular mais a ingestão de fibras e fazer exames de rastreio do câncer, que são o sangue oculto nas fezes e a colonoscopia.