Notícias
PREMIAÇÃO
HU-UFPI é destaque no II Concurso de Boas Práticas da Rede Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI/Ebserh) conquistou o terceiro lugar no II Concurso de Boas Práticas da Rede Ebserh, na categoria Aprimoramento de Processos de Suporte Gerencial e Administrativo, com a iniciativa da Farmácia Hospitalar intitulada “Gerenciamento de perdas de medicamentos por vencimento no HU-UFPI”.
A prática teve como objetivo principal monitorar e reduzir as perdas de medicamentos, racionalizando o consumo e aprimorando a etapa de programação para aquisição. O resultado foi expressivo: as perdas anuais caíram de R$ 142.783,23 em 2021 para R$ 37.897,76 em 2024, o que representa uma redução de 73% em quatro anos. Além da economia financeira, a iniciativa contribuiu para a redução de resíduos, maior segurança dos estoques e melhoria da qualidade da assistência prestada aos pacientes do SUS.
De acordo com Paulo Leal Pereira, chefe do Setor de Farmácia Hospitalar do HU-UFPI, a prática surgiu a partir da criação de um programa de indicadores farmacêuticos, com foco na taxa de perdas por vencimento.
“A partir desse monitoramento, estruturamos planos de ação que avançaram além dos controles tradicionais, envolvendo melhorias na gestão de sistemas, organização das equipes, qualificação da informação e articulação com outros hospitais da rede”, explica.
Entre as ações adotadas estão o aprimoramento do cadastro de medicamentos no sistema AGHUx, o acompanhamento sistemático de estoques e prazos de validade, a padronização de processos operacionais e a integração com equipes assistenciais e administrativas. Também foi implantado um fluxo extra-hospitalar, com permutas e doações de medicamentos para outros hospitais da rede Ebserh, evitando desperdícios.
A chefe da Unidade de Farmácia Clínica e Dispensação Farmacêutica, Laisa Lis Fontinele, destaca que o trabalho começou ainda antes da redução expressiva das perdas, com investimentos na rastreabilidade e na documentação dos processos.
“Entre 2020 e 2021, estruturamos formas de documentar todas as etapas, garantindo que os processos fossem auditáveis, além da implantação de um processo anual no SEI, com relatórios mensais de movimentação e perdas”, relata.
A partir de 2021, o foco passou a ser o aperfeiçoamento da eficiência logística e da gestão de custos, com medidas como inventário rotativo noturno, acompanhamento rigoroso de medicamentos pré-vencidos e fortalecimento da gestão de cadastros no AGHU. Um farmacêutico passou a ser exclusivamente responsável pela logística da farmácia central, realizando o acompanhamento dos estoques e a articulação com as farmácias satélites.
Um dos destaques do projeto foi a autonomia técnica da farmácia para evitar desperdícios. Medicamentos com vencimento próximo são sinalizados no sistema e, quando há alternativas terapêuticas intercambiáveis, o item prestes a vencer é temporariamente bloqueado para novas prescrições.
“Nesses casos, emitimos informes técnicos aos médicos, incentivando a prescrição do medicamento com menor prazo de validade. Essa atuação é respaldada pela Divisão Médica e tem sido fundamental para otimizar o consumo, especialmente de produtos de alto custo”, explica Laisa.
As medidas adotadas resultaram em uma redução financeira significativa, ao mesmo tempo em que reforçaram o uso racional de medicamentos, a proteção do meio ambiente e a segurança do paciente.
No II Concurso de Boas Práticas da Rede Ebserh, além da categoria em que o HU-UFPI foi premiado, também foram avaliadas iniciativas nas áreas de Aprimoramento de Processos Finalísticos Assistenciais e Aprimoramento de Processos de Ensino e Pesquisa. O objetivo do concurso é estimular, reconhecer e disseminar ações que promovam eficiência operacional, transparência, integridade, gestão e governança nos hospitais da rede.
Os projetos foram avaliados com base em critérios como criatividade e inovação, aplicabilidade, replicabilidade, prevenção de riscos, valor agregado, monitoramento, custo-benefício e formalização.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.