Notícias
"I Seminário Multidisciplinar de Hanseníase" encerra Campanha Janeiro Roxo no HU-UFPI/Ebserh
Encerrando a Campanha “Janeiro Roxo”, o HU-UFPI/Ebserh realizou hoje, 31/01, o ” I Seminário Multidisciplinar de Hanseníase", no auditório do hospital. O evento foi aberto para alunos, professores e profissionais de saúde. Antes da abertura, houve apresentação do Coral do HU-UFPI para os participantes.
Fizeram parte da mesa de abertura, o vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo; a representante do Núcleo do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Lucimar Batista Costa; a supervisora estadual do Programa de Controle de Hanseníase da Sesapi, Eliracema Alves e a enfermeira do Núcleo de doenças negligenciadas da FMS, Svetiana C. Martins. E pelo HU-UFPI, também fizeram parte da mesa, o superintendente, Dr. Paulo Márcio Nunes; o gerente de Atenção à Saúde, Maurício Giraldi; o gerente de Ensino e Pesquisa, Carlos Eduardo; a terapeuta ocupacional Daniele Torres e as responsáveis pelo evento a dermatologista, Ana Lúcia França, e a chefe da Unidade de Vigilância, a enfermeira Lívia Reverdosa.
.Com uma abordagem multidisciplinar, o seminário, segundo os realizadores, teve a intenção de destacar a hanseníase, enfatizando as causas, o tratamento e a cura, procurando diminuir o preconceito e a discriminação. Segundo a dermatologista Ana Lúcia França, o evento serviu também para que todos entendam uma doença tão antiga e tão problemática.
Foram realizadas palestras abordando a situação epidemiológica da hanseníase no Brasil e no Piauí, tipos de exames, terapias e medidas simples de prevenção de incapacidades.
A hanseníase é transmitida por meio de contato próximo e prolongado com uma pessoa infectada, sendo uma bactéria transmitida pelas vias respiratórias. É uma doença lenta e que, se não tratada no início, evolui podendo ser transmissível para pessoas de qualquer faixa etária.
Entre os principais sintomas da hanseníase estão dormência nos braços e pernas, formigamentos, alterações de sensibilidade ao calor nas áreas da pele, entupimento, feridas e ressecamentos no nariz.