Notícias
RECONHECIMENTO
Renomado cirurgião cardiovascular visita HU-UFMA e conhece estrutura utilizada durante projeto de telemonitoramento cirúrgico
São Luís (MA)- O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu nesta quinta-feira (14), a visita de uma das maiores referências da medicina nacional e internacionalmente, na área da cirurgia cardiovascular. Fábio Biscegli Jatene é diretor do Serviço de Cirurgia Cardiovascular e vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Veio a São Luís para receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Maranhão. A homenagem foi concedida a ele e a seu pai, o ex-ministro Adib Domingos Jatene (in memoriam) pelas relevantes contribuições à saúde pública brasileira. A solenidade foi realizada no Palácio Cristo Rei, na manhã desta sexta-feira (15).
Durante visita ao hospital, Fábio Jatene foi recebido pelo reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, e pela superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, juntamente com os demais membros da equipe de governança e equipe de cirurgiões cardíacos. Ele pôde conhecer de perto as instalações do hospital, e entre os espaços, o centro cirúrgico pediátrico, que foi utilizado no importante projeto de Telemonitoramento do Ato Cirúrgico (ATO), capitaneado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI) em parceria com o Incor, que iniciou no final de 2022 e finalizou este ano.
Natalino Salgado Filho, destacou a relevância da visita para o hospital. “O professor Fábio é um expoente da cirurgia cardiovascular, ele honra as tradições do seu pai, o professor Jatene, que foi ministro da Saúde”, disse. O reitor considerou a presença de Fábio Jatene um momento histórico para o Hospital Universitário da UFMA, que evoluiu muito na cirurgia e pôde recentemente participar desse importante projeto na área da cirurgia cardíaca pediátrica. “A visita permite que ele olhe de perto as performances de gestão do nosso hospital e a infraestrutura tecnológica que possibilitaram o conceito de cirurgias híbridas colaborativas”, afirmou.
O cirurgião cardiovascular do HU-UFMA, Vinicius Nina, que coordenou o projeto em São Luís, destaca que a iniciativa veio para provar que é possível, por meio da tecnologia, levar uma assistência de qualidade para qualquer lugar do Brasil. “Estou muito feliz por termos conseguido cumprir todas essas etapas e a ideia é que se torne uma política de saúde”. Ele disse que, hoje, o ATO é considerado um dos três projetos prioritários do Ministério da Ciência e Tecnologia e que o Ministério da Saúde também tem muito interesse que haja uma reprodução. “Que esse projeto possa ser multiplicado para os cantos mais remotos do país e que instituições como a nossa, possam ser matriciadoras”, pontuou.
Como parte da visita, Fábio Jatene passou também por outros setores do hospital, a exemplo da Hemodinâmica, da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e da Unidade Coronariana. Participou, ainda, de reunião com a equipe de governança, demais chefes de serviço e equipe de cirurgiões cardíacos.
A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou o papel do hospital dentro do Sistema Único de Saúde, a partir de uma breve apresentação na sala de reunião da governança. Reforçou importantes dados que envolvem tanto a assistência quanto o ensino, que fazem do hospital uma referência não só no estado, mas também na Rede.
Fábio Jatene afirmou estar muito honrado pela forma acolhedora com que foi recebido. “Estou muito contente em poder conhecer o HU-UFMA. Fiquei muito satisfeito com o projeto, pois vi ele ganhando forma e fazendo a diferença. Isso tudo porque todos se envolveram e se empenharam para fazer acontecer, por isso tivemos bons resultados. E estou muito grato também em poder receber uma homenagem tão significativa pela Universidade Federal do Maranhão. É uma honra!”, frisou.
Sobre o título
O Título de Doutor Honoris Causa, é uma honraria outorgada pelo Conselho Universitário a personalidades que não pertencem ao corpo docente da UFMA, mas que oferecem ou ofereceram significativas contribuições às áreas de conhecimento ministradas na Universidade. A concessão do título a Fábio Biscegli Jatene e Adib Domingos Jatene (In Memoriam) foi autorizada pelo Consun no dia 03 de julho de 2023.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/ Ebserh