Notícias
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
Práticas de educação ambiental refletem inovação e sustentabilidade no HU-UFMA
Brasília (DF) – O Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado em 26 de janeiro, convida à reflexão. Nos Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), como nos hospitais universitários federais administrados pela Ebserh, a reflexão se traduz em prática no cotidiano. A Política Ambiental da Rede orienta a ampliação de práticas sustentáveis, com responsabilidades definidas, monitoramento, melhoria contínua, integração aos processos de compras e contratos e a educação permanente como eixo de mudança cultural.
Em um país do tamanho do Brasil, o que une realidades tão distintas é um “norte”: sustentabilidade como parte da segurança, da eficiência e da organização. Na prática, a educação ambiental aparece em decisões repetidas: compreender que nem tudo vira resíduo infectante, padronizar fluxos para reduzir erros, medir conformidade e transformar resultado em plano, além de incorporar critérios ambientais na infraestrutura e nos suprimentos.
Energia do sol, compras sustentáveis e educação permanente
No HU-UFMA, a sustentabilidade aparece na infraestrutura e na gestão. Eurico Santos Neto, gerente administrativo, destaca a implantação de subestações fotovoltaicas, distribuídas entre os prédios de atendimento hospitalar e ambulatorial, que somam 305 kWp de potência instalada. “Tal iniciativa não apenas colabora para a mitigação do impacto ambiental, mas também reforça a racionalidade econômica e a segurança energética da unidade hospitalar”, pontua.
A pauta ambiental também passou a orientar as contratações, com critérios voltados à sustentabilidade, como compras responsáveis e governança hídrica. Na gestão de resíduos, aponta 2025 como marco de consolidação, com o atendimento integral às exigências para grandes geradores. Para Eurico: “A gestão adequada desses materiais é fundamental para garantir a segurança sanitária de pacientes, equipes e comunidades em torno do hospital”. Além disso, afirma que a segregação correta e o encaminhamento para reciclagem contribuem para “redução de custos” e práticas sustentáveis.
A educação ambiental, segundo Eurico, “foi tratada como prática permanente de sensibilização institucional”, com ações internas ao longo do ano, incluindo a Semana do Meio Ambiente.
Um Brasil inteiro, um norte compartilhado
Em uma Rede presente em todo o país, a Política Ambiental da Ebserh contribui para dar unidade a realidades distintas. No cotidiano dos hospitais universitários, a educação ambiental transforma reflexão em prática, orienta decisões, organiza processos e se afirma como parte da cultura institucional, com impactos diretos na segurança, na eficiência e na qualidade do cuidado.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Felipe Monteiro, com edição de Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh