Notícias
AÇÃO EDUCATIVA
Palestra orientou sobre a prevenção da tuberculose
O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou na manhã desta quinta-feira, 21, uma ação educativa no Centro de Ensino Estado do Amazonas, em alusão ao dia Mundial de Prevenção da Tuberculose, comemorado oficialmente em todo mundo no dia 24 de março. A ação foi uma iniciativa do Serviço de Vigilância Epidemiológica, ligado ao Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde do HU-UFMA em parceria com a escola visitada e a Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde do Centro de Saúde de Fátima.
A atividade contou com uma palestra educativa ministrada pela enfermeira do Serviço de Vigilância Epidemiológica do HU-UFMA, Aline Campos. O objetivo era orientar sobre a prevenção da tuberculose, demostrando os principais sinais e sintomas, diagnóstico, formas de contágio e tratamento. Além da palestra houve também uma apresentação teatral feita pelos alunos de enfermagem da faculdade Pitágoras.
A enfermeira realçou como se deu a abordagem. “Incentivamos a participação dos alunos através de dinâmica de grupo e distribuição de brindes, panfletos educativos, enfatizando a importância do diagnóstico precoce, assim como a procurarem uma unidade de saúde mais próxima, caso apresentassem sintomatologia”.
Participaram do evento cerca de 140 pessoas, entre alunos do 8° e 9 ° ano do ensino fundamental, professores, graduandos de enfermagem do Pitágoras e agentes do Centro de Saúde de Fátima. A ação educativa foi conduzida por enfermeiras do Serviço de Vigilância Epidemiológica do HU-UFMA com o intuito de fortalecer o papel da educação em saúde na prevenção de doenças.
Saiba mais:
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. A forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, principalmente a positiva à baciloscopia, pois é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença.A forma extrapulmonar, que acomete outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas que vivem com o HIV, especialmente entre aquelas com comprometimento imunológico.
Sintomas
O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço/fadiga
Transmissão
A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos.
Fonte: Portal do Ministério da Saúde