Notícias
INTEGRAÇÃO MULTIPROPFISSIONAL
HU-UFMA realiza I Simpósio em Transplante Hepático
São Luís (MA)- Foi realizado, no dia 30 de janeiro, o I Simpósio em Transplante Hepático do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O evento reuniu profissionais, gestores, residentes e acadêmicos no auditório central da Unidade Presidente Dutra.
O momento marcou também a comemoração do sucesso do primeiro transplante de fígado intervivos realizado no HU-UFMA, na tarde da quinta-feira, 29. O feito representa um marco histórico por se tratar do primeiro procedimento do tipo realizado no Nordeste, fortalecendo a saúde pública no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O simpósio teve como objetivo promover a troca de experiências e a atualização técnico-científica entre os profissionais de saúde que atuam na área de doação e transplantes de órgãos e tecidos. A proposta foi fortalecer a integração multiprofissional, contribuindo para o fortalecimento institucional e para a melhoria da qualidade e da segurança da assistência prestada no hospital.
A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou o compromisso institucional com o avanço da ciência e da assistência pública. “Temos um compromisso enquanto hospital universitário. A universidade sempre esteve ombreada a esses objetivos, assim como a Ebserh. Em nome da ciência, do Sistema Único de Saúde e, principalmente, dos pacientes, agradecemos a todos os profissionais que se empenham diariamente para fazer a diferença nesse serviço”, afirmou.
O evento foi uma iniciativa da Unidade de Transplantes e foi dividido em módulos prático e teórico, com metodologias ativas que estimularam a interação, a cooperação e a reflexão, facilitando a aprendizagem por meio da prática. A programação teórica contou com palestras de profissionais convidados do Rio de Janeiro:
"Como selecionar o tratamento do paciente com carcinoma hepatocelular", ministrada pelo hepatologista Henrique Sergio Morais Coelho; "Tromboelastografia no paciente cirúrgico", apresentada pelo anestesista Bruno Vilanova; "Perspectivas futuras no transplante hepático robótico", com o cirurgião hepático Felipe Mello; e "Transplante em oncologia: uma nova era", apresentada pelo cirurgião hepático Eduardo Fernandes.
O cirurgião responsável técnico pelo Programa de Transplante Hepático do HU-UFMA, Orlando Torres, agradeceu a contribuição dos profissionais que participaram do simpósio e que também auxiliaram na capacitação da equipe local durante a realização do primeiro transplante de fígado intervivos
A chefe da Unidade de Transplantes, Polianna Bortolon, também agradeceu o empenho das equipes envolvidas. “As últimas semanas foram intensas. Todos se dedicaram de forma incansável para que o procedimento acontecesse com segurança, tanto para os pacientes quanto para os profissionais. Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo”, ressaltou.
Na mesa de abertura, também estiveram presentes o gerente de Atenção à Saúde, Dyego José de Araújo Brito e a coordenadora administrativa da Central Estadual de Transplantes (CET), Heloísa Furtado Oliveira Lima.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh