Notícias
LITERATURA
Chefe da Divisão Médica do HU-UFMA é empossada na Academia Maranhense de Medicina
A ginecologista Márcia da Silva Sousa, chefe da Divisão Médica do HU-UFMA, tomou posse na última sexta-feira, 10, na Academia Maranhense de Medicina. Ela passa a ocupar a cadeira de n°46, cuja patrona é a professora Maria Augusta Brahuna Alvim.
A nova acadêmica tem 48 anos e é presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Seção Maranhão. Ela foi conduzida pelos acadêmicos Natalino Salgado Filho, Antônio de Pádua Silva Sousa e Arquimedes Viégas Vale. A saudação foi feita pelo acadêmico Aymoré de Castro Alvim.
Em seu discurso de posse, expressou a interpretação pessoal de entrar para a Casa. “Ouvi mais de uma vez que a Academia é o lugar onde vamos envelhecer. Eu entendo que a Academia seja o lugar onde podemos rejuvenescer, em função de novos horizontes e do aprendizado constante na troca de conhecimentos ”.
A Academia Maranhense de Medicina congrega os grandes nomes da Medicina do Estado. São profissionais que prestam ou prestaram relevantes serviços na área da ciência e da literatura para a sociedade. Os acadêmicos e acadêmicas têm o papel de não permitir que morra a memória de médicos e médicas que deixaram seu nome na história da medicina no Maranhão. Profissionais que se dedicaram a cuidar do próximo, tendo o seu ofício como um sacerdócio.
A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, ressaltou a importância para o hospital do reconhecimento de seus profissionais. “O ingresso de profissionais da Instituição na Academia Maranhense de Medicina é para nós motivo de orgulho, pois mostra que possuímos profissionais de alto nível e que muito fizeram e fazem pela saúde pública do Maranhão”, destacou.
Em 2017 já foram empossados vários médicos que integram o quadro do HU-UFMA. Entre eles estão José de Ribamar Rodrigues Calixto, José Bonifácio Barbosa, José Aparecido Valadão e Carlos de Andrade Macieira. O urologista José de Ribamar Calixto tomou posse em 16 de junho, passando a ocupar a cadeira de n° 42, patroneada pelo doutor Antonio Salim Duailibe. O professor e cardiologista Bonifácio Barbosa foi empossado em 11 de julho e passou a ocupar a cadeira de nº43, que tem como patrono o doutor Benedito Clementino Siqueira Moura.
Já o cirurgião-geral Valadão tomou posse em 04 de agosto e passou a ocupar a cadeira de nº 44, pertencente ao doutor Olavo Alexandrino Correa Lima. E o nefrologista Carlos de Andrade Macieira foi empossado em 22 de setembro e ocupa a cadeira de nº 45, patroneada pelo doutor Alfredo Luiz Bacelar Viana.
Outros médicos do quadro do HU-UFMA, José Carlos Amaral Sousa e Leopoldina Milanez da Silva Leite, estão passando pelo processo eleitoral junto à Academia Maranhense de Medicina.
Por Alexsandra Jácome