Notícias
Homenagens
Ações alusivas ao Dia das Mães são realizadas no HU-UFMA
São Luís (MA)- As mães do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh) tiveram uma semana repleta de homenagens para celebrar a força e a garra com que conduzem as suas histórias. Sejam pacientes, acompanhantes ou profissionais, cada uma, ao seu jeito, deixa sua marca por meio da confiança pelo seu próprio cuidado, da gratidão pelo cuidado com o filho ou do zelo pela assistência prestada.
Pensando nelas, foi elaborado uma programação em alusão ao Dia das Mães. Entre as ações desenvolvidas, teve distribuição de kits para as gestantes e puérperas, bem como acompanhantes dos pacientes pediátricos; exposição fotográfica; vídeos de homenagens; palestras de autocuidado e saúde materna; lanche especial; ações de cuidado com o corpo; apresentação musical e muito mais.
Parceria que fortalece
Na manhã desta sexta-feira (12), pacientes e acompanhantes foram surpreendidas nos ambulatórios de Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia com uma ação realizada pela governança do Hospital em parceria com o Grupo Mateus Supermercado, através do Mais Fraldas e apoio da Fundação Josué Montello. Na ocasião, distribuíram kits de higiene pessoal para as mães e de autocuidado para os bebês.
Ao som de muita música e alegria, receberam, para além dos brindes, muito carinho e atenção. Após ação realizada nos ambulatórios, que contou também com palestras, eles saíram pelos corredores da Unidade Materno Infantil para contemplar as mães dos alojamentos conjuntos e das Utis pediátricas e neonatal.
A auxiliar de serviços gerais Tatiane Ferreira, 27, adorou a surpresa. Estava acompanhando sua filha em uma consulta na pediatria e enquanto esperava o atendimento recebeu a homenagem. “Fiquei muito feliz. Ações como essas são muito importantes. Nos sentimos valorizadas”, disse.
A ação contou com a participação do reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; do pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização, Fernando Carvalho; da superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages; do presidente da Fundação Josué Montello, Alcimar Nunes Pinheiro; da superintendente da Fundação Josué Montello, Maria Ocirema de Oliveira; do gestor do Mais Fraldas, José Gutemberg; demais chefias e profissionais dos setores envolvidos.
A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, parabenizou às mães pelo papel que exercem e a gradeceu a parceria de todas as instituições e profissionais que fizeram a ação ter o alcance tão positivo. “Esse momento só foi possível porque foi um trabalho de muitas mãos. Obrigada a todos os parceiros que proporcionaram uma alegria a mais para cerca de 300 mulheres com a entrega dos kits”, destacou.
O gestor do Mais Fraldas, José Gutemberg, reforçou ser uma honra poder proporcionar com um momento de homenagem para tantas mães e que pretendem aumentar esse movimento em outras oportunidades.
Emoção
A emoção também tomou de conta das mamães na Uti neonatal. O fotógrafo do HU-UFMA, Merval Filho, captou momentos de aconchego e amor dessas mães com seus filhos ao longo de toda a semana e na manhã desta sexta-feira estavam expostas em uma mostra fotográfica de iniciativa da Unidade de Neonatologia. O olhar de cada uma contemplando suas maiores riquezas não tem preço.
A exemplo da Ivana Maria, 26, feliz em se ver nas imagens com o filho e mais emocionada ainda porque finalmente poderão ir para casa. “Recebi alta hoje e não poderia ter tido presente melhor de Dia das Mães. Estou muito feliz e essa ação hoje só completou a felicidade”, relatou. Seu filho nasceu prematuro no dia 20 de abril, com 33 semanas e precisou ficar na Unidade de Neonatologia até o dia de hoje (12).
Ações de outros setores
A Unidade de Nefrologia fez uma surpresa para as mães dos pacientes que fazem Hemodiálise. As profissionais do setor gravaram um vídeo com cada criança, no qual agradeceram a dedicação e empenho de suas mães nas lutas diárias pela saúde deles.
A Divisão de Gestão de Pessoas, por meio do Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST) promoveram um dia cheio de atividades especiais com cuidado com as mãos; cuidado com os pés; limpeza de pele; experiências olfativas; degustação de chás e Informações sobre amamentação e doação de leite materno. Nos Refeitórios das Unidades Presidente Dutra e Materno Infantil às mamães puderam contar com lanche especial nos três turnos.
Os residentes cantantes também animaram os corredores do hospital com apresentação de músicas em homenagem às mulheres. Trabalho feito com muito carinho para levar alegria e descontração nos espaços que são muito carregados de dor, luta e medo pela restauração da saúde dos pequeninos.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Danielle Morais com revisão de Danielle Campos.
Coordenadoria de Comunicação Social