Notícias
TECNOLOGIA
Projeto do HC-UFPE junto com startup é contemplado em edital da Fiocruz
Dentre as mais de 300 propostas submetidas ao edital Grand Challenges Inteligência Artificial, o projeto “Implantação de Chatbot baseado em LLM para Vigilância Pós-Alta Hospitalar de Pacientes com Feridas Cirúrgicas no SUS: Aplicação Piloto no Hospital das Clínicas de Pernambuco (HC-UFPE)”, colaboração entre o HC (unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh) e a startup AICury, foi um dos nove contemplados. O edital é uma parceria entre o programa de inovação Inova Fiocruz e a Fundação Bill & Melinda Gates.
O projeto de inovação em saúde digital com uso de inteligência artificial (IA) foi contemplado com verba de cerca de R$ 500 mil para bolsas e equipamentos. O assistente virtual (chatbot) utiliza a técnica LLM (large language model, mesma metodologia usada na ferramenta ChatGPT) e foi desenvolvido para interagir com pacientes com feridas pós-cirúrgicas, permitindo seu acompanhamento e monitoramento. Através de interações de texto e voz, o paciente pode receber um acompanhamento remoto adequado da evolução de seu processo curativo, poupando-o de novas exposições a ambientes hospitalares.
O desenvolvimento do chatbot foi possível graças à colaboração entre o Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd), a Comissão de Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS), ambos do HC, e a startup de inovação em saúde AICury, incubada no Centro de Informática da UFPE. O mesmo projeto já havia sido contemplado no edital Pernambucanas Inovadoras 2023 da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).
Para a coordenadora do projeto e chefe do Setisd, Shirley Cruz, “ter um projeto aprovado pela Fiocruz em parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates demonstra o alinhamento estratégico do programa de saúde digital, que é unir atores do ecossistema de saúde e tecnologia. A aprovação neste edital é particularmente especial, motivo de orgulho para o HC, visto que dentre os nove aprovados, somos o único do Nordeste”.
Inova Fiocruz
O Grand Challenges é promovido pelo programa Fiocruz de Fomento à Inovação (Inova Fiocruz), que tem como objetivo estimular a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação com ações articuladas em todas as áreas de atuação institucional, sendo dividido em quatro eixos: institucional e cadeia produtiva, encomendas estratégicas, redes e capacitação e desenvolvimento regional. Desde 2018, ele promove a inovação de pesquisas na área de saúde, resultando na entrega de produtos, conhecimentos e serviços para sociedade.
Sobre a Ebserh
O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.