Notícias
NOVEMBRO ROXO
Mamães da Unidade Neonatal assistem ao filme “Tarja Branca”
Com o objetivo de promover a “quebra” na rotina hospitalar e oferecer um momento de descontração, a equipe da Unidade Neonatal do Hospital das Clínicas da UFPE, em parceria com o Serviço Social e a Psicologia, realizou o projeto Cine Mãe-HC, com as mamães internadas, que escolheram o documentário “Tarja Branca”, na manhã desta quarta-feira (20). O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A ação ocorreu no cantinho “Aprendendo a ser Mãe”, no 4° andar, integrando a programação da Semana da Prematuridade que está acontecendo na instituição.
"Tarja Branca" foi o documentário que as mamães escolheram entre outras opções. O filme investiga as memórias infantis dos adultos e ajuda a refletir sobre a importância do brincar em diferentes fases da vida e os impactos dessa escolha na vida social.
De acordo com Marina Assunção, assistente social da Unidade Neonatal, tanto o trabalho do Serviço Social quanto da Psicologia é desenvolvido diretamente com as famílias e gira em torno do cuidado com elas. “Nós identificamos a necessidade de garantir outros espaços de cuidado para essas mulheres que estão aqui por um período prolongado, então, dentro da perspectiva de humanização, partiu a ideia do cinema. Por meio do recurso audiovisual, podemos promover algumas reflexões com as mamães, podemos incentivar que elas se cuidem e se fortaleçam, além de quebrar um pouco essa rotina hospitalar”, explica.
A programação desta quarta-feira ainda contou com a reunião científica maternoinfantil "Prematuridade: prevenção e atuação da obstetrícia e neonatologia", sendo ministrada pela médica neonatologista, Lindacir Sampaio, e pela obstetra, Aline Maranhão, na sala 7 do 3º andar.
A reunião abordou diversos aspectos como a forma que o HC está trabalhando no pré-natal para prevenir a prematuridade, a qualidade e as inovações do diagnóstico precoce dos problemas que podem levar à prematuridade, cenário atual, faixa de peso do bebê prematuro, entre outros.
Sobre a Rede Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.