Notícias
ASSISTÊNCIA
HC abre mais um Mutirão de Cirurgias Bariátricas e começa a operar 12 pessoas
Mutirão vai operar 12 pacientes com obesidade severa já acompanhados pelo HC
“Minha expectativa com a cirurgia é a mudança de vida, tô apostando em me transformar numa outra Rafaella com mais disposição e mais autoestima. Ter fôlego pra brincar com o meu filho que é pequeno. Me olhar no espelho, me aceitar e me reconhecer, voltando a realizar as minhas demandas como mãe, como dona de casa e no trabalho. O foco principal é cuidar da minha saúde”. Esse é o relato da assistente de vendas Rafaella Oliveira, de 31 anos, uma das 12 pessoas que começaram a ser operadas no Mutirão de Cirurgias Bariátricas, promovido pelo Hospital das Clínicas da UFPE, desta segunda-feira (10) até a próxima sexta-feira (14). O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Rafaella conta que ações simples do dia a dia, como, por exemplo, cruzar as pernas ou amarrar o cadarço do tênis são difíceis para quem tem excesso de gordura, como ela, uma das pacientes acompanhadas pelo HC selecionadas para esse mutirão por apresentarem requisitos como a obesidade severa, caracterizada pelo Índice Massa Corporal (IMC) acima de 35 kg/m² com comorbidades (como hipertensão e diabetes, por exemplo) ou IMC acima de 40 kg/m² sem comorbidades.
Os mutirões de cirurgia bariátrica acontecem em março no HC para lembrar o Dia Mundial da Obesidade, que tem o 4 de março como data de conscientização sobre a importância da prevenção e tratamento da doença. As ações reduzem a lista de espera pelo procedimento e, consequentemente, abrem novas vagas para as pessoas que aguardam o acesso ao tratamento no hospital.
“A demanda por essa cirurgia é muito grande e a gente tenta, na medida do possível, aumentar o número de cirurgias realizada durante o ano no HC e chamar a atenção para a importância da cirurgia para essa parte da população de obesos severos”, explica o coordenador da Área Assistencial de Cirurgia Geral do HC, Álvaro Ferraz, que também é professor do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE.
O HC realiza há mais de 20 anos as cirurgias bariátricas por videolaparoscopia, uma técnica mais atualizada e minimamente invasiva, o que garante uma recuperação mais rápida e com menos complicações cirúrgicas. O hospital realiza, em média, de 100 a 120 dessas cirurgias por ano.
O Programa de Tratamento Cirúrgico da Obesidade do HC é integral e multiprofissional, incluindo acompanhamento nutricional e psicológico, a adoção de um programa de prática de exercícios físicos (elaborado pelo Laboratório Avançado de Educação Física e Saúde do HC) e uso de medicação, além da cirurgia bariátrica nos casos indicados. Os pacientes são acompanhados por uma equipe formada por nutricionistas, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e profissionais de educação física.
O cirurgião Flávio Kreimer destaca ainda que, além do mutirão, as cirurgias bariátricas eletivas seguem sendo realizadas normalmente ao longo do mês no HC. “Isso significa que mais pacientes terão acesso ao tratamento e que continuamos nosso compromisso de oferecer um serviço de referência para o tratamento da obesidade. Os pacientes selecionados para o mutirão fazem parte do nosso programa de acompanhamento e são criteriosamente avaliados por nossa equipe interdisciplinar para garantir que cada um deles esteja apto para a cirurgia e que tenha o suporte necessário no pré e pós-operatório”, afirma.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social