Notícias
DIA NACIONAL
Gastroenterologia Pediátrica do HC promove aula sobre os cuidados no manejo de pacientes com disfagia
O 20 de março é o Dia Nacional de Atenção à Disfagia, que é a dificuldade de levar o alimento da boca até o estômago, causada por múltiplas condições que afetam tanto a deglutição como a progressão de conteúdos pelo esôfago. Em alusão à data, a Área Assistencial de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da UFPE realiza aula voltada para os colaboradores que trabalham com crianças com necessidades especiais com disfagias. Será na Sala Oval, no 10º andar do hospital, às 10h. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Estarão presentes a coordenadora da Gastroenterologia Pediátrica, gastroenterologista e nutróloga pediátrica, Mara Alves, e a enfermeira Amanda Valois. Elas serão responsáveis pela aula, que tratará sobre cuidados com a via de alimentação alternativa (que é quando o paciente é alimentado por meio de sonda) em crianças com necessidades especiais.
“A ideia é aproveitar o Dia de Atenção à Disfagia para atrair atenção dos profissionais do hospital e sensibilizá-los sobre o cuidado global dessas crianças. Vamos oferecer uma aula com a nossa enfermeira Amanda Valois sobre quais cuidados o profissional de saúde deve orientar sobre as vias alternativas de alimentação. Além disso, vamos alertar quando suspeitar de uma criança com disfagia e quando indicar uma via alternativa de alimentação”, explica a médica Mara Alves.
A Gastroenterologia Pediátrica do HC é referência estadual para crianças que apresentam disfagias, sendo a maioria dos pacientes portadores de paralisia cerebral e síndrome da zika congênita. O ambulatório de Disfagia conta com equipe multidisciplinar, formada por gastroenterologistas, nutrólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos e nutricionistas, realizando atendimentos duas vezes por semana.
Sobre a Ebserh
O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Aula
Dia: 20/3
Horário: 10h
Local: Sala Oval, 10º andar