Notícias
ASSISTÊNCIA
E-book do Manual do Paciente com Doença de Parkinson é lançado
O Programa de Extensão Pró-Parkinson lançou a quarta edição do E-book do Manual do Paciente com Doença de Parkinson do HC-UFPE, na manhã desta sexta-feira (26), em evento que reuniu profissionais e pacientes que são acompanhados no Ambulatório de Doença de Parkinson, na sala 7 do antigo Curso Médico. O manual é uma parceria do Pró-Parkinson com a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HC e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O manual começou como interesse de pesquisa de pós-graduação e era em formato de cartilha de orientação na área de reabilitação. Com o passar do tempo, ele passou por novas produções. Devido ao aumento e diversidade dos profissionais, o manual passou a contar também com orientações de odontologia (como limpeza dos dentes e gengivas), passou a ter foco na voz, deglutição e memória, além da fisioterapia que ganhou a parte respiratória recém-agregada. A psicologia passou também a oferecer orientações a respeito da ansiedade e depressão, doenças comuns nos pacientes de Parkinson.
José Carlos Matias de Lima é acompanhado há mais de um ano no Ambulatório de Parkinson, hoje consegue desempenhar várias atividades que antes tinha muita dificuldade, como pedalar e fazer caminhadas mais longas. ‘’O programa (Pro-Parkinson) trouxe muitos benefícios para mim e para minha evolução. Eu tinha dificuldade em realizar tarefas fáceis que, para mim, se tornavam um martírio. Com insistência e com o acompanhamento do programa, eu tive resultados satisfatórios, então, eu só tenho a agradecer. Valeu muito a pena estar aqui’’, afirmou.
Nesta quarta edição, o material está mais robusto e mais completo, incluindo fotos das atividades de fisioterapia. Além de ser uma concepção acadêmica científica, o manual tem por objetivo auxiliar os profissionais e pacientes para que conheçam e coloquem as orientações em suas rotinas para fazer a diferença na vida desses pacientes.
Aprender os exercícios também é muito importante para quem acompanha o paciente de Parkinson, como é o caso de Iara Bezerra, filha de Marlene Bezerra, que é acompanhada há dois anos no ambulatório. “Eu tive acesso ao manual e aprendi as atividades para realizar em casa com a minha mãe que tem a doença desde 2008 e não tinha muita qualidade de vida. Ela não conseguia desempenhar simples funções do dia a dia. Depois que a minha mãe passou a ser acompanhada pelo Programa, ela evoluiu bastante, pratica todas as atividades. O Manual nos auxilia e também a muita gente’’, explica.
"Para nós, do Pró-Parkinson, é uma grande alegria estarmos reunidos hoje fazendo o lançamento dessa quarta edição. Estamos com um material maior e tendo a possibilidade de divulgar mais orientações para os pacientes com a doença que tem dificuldades em muitas áreas da vida, então, eu tenho certeza de que esse material poderá ajudar muitas pessoas que convivem com a doença para que possam ter uma qualidade de vida melhor’’, afirma a fisioterapeuta Maria das Graças Coriolano, coordenadora do Programa Pró-Parkinson.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.