Notícias
HUMANIZAÇÃO
Banco de lenços beneficia pacientes com câncer
Um pequeno gesto conseguiu modificar o semblante de várias pacientes do Serviço de Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE. Elas ganharam um sorriso, melhoraram a autoestima e conseguiram ter mais confiança em si. Isso graças ao Banco de Lenços do Serviço de Oncologia, criado durante o Outubro Rosa, e que já arrecadou cerca de 250 itens. O projeto continua recebendo doações. Os interessados em contribuir podem se dirigir ao Ambulatório de Oncologia do HC, localizado no terceiro andar da unidade, e fazer a doação. Ex-pacientes, que já terminaram o tratamento na Oncologia, e profissionais do HC foram os principais doadores.
De acordo com a enfermeira do Serviço de Oncologia, Luana Pinheiro, parte dos lenços já foi distribuída às pacientes que estavam iniciando o tratamento. “O lenço não é só um presente, uma vaidade, mas é uma forma de acolhimento, de demonstrar que nos importamos com as pacientes e temos algo a mais a oferecer. O acessório é uma alternativa para que elas passem por essa fase do tratamento. Também eleva bastante a autoestima da paciente que começa o tratamento de outra forma”, afirmou.
A dedicação da equipe de Oncologia do HC foi reconhecida pela paciente Carolina Farias, de 26 anos. “A iniciativa é muito boa, porque, quando descobrimos a doença, a gente fica muito abatida. Toda vez que chegamos aqui, há um acolhimento. Tiramos fotos, ficamos nos maquiando, assim a autoestima da gente vai lá em cima. Não é por que você está doente que você vai ficar feia”, comentou. A equipe de Enfermagem também se mobilizou para ensinar às pacientes formas de amarrar os lenços e deu total liberdade para que a paciente escolha o acessório que mais lhe agrada.
Programa Crescer com Competência - A equipe de Enfermagem do Serviço de Oncologia do HC vem desenvolvendo um trabalho primoroso na condução do tratamento dos pacientes internados em suas instalações. Com isso, tem conseguido destaque nas suas ações com a revisão dos processos de gestão. Há pouco mais de três meses, foi apresentado o programa Crescer com Competência para todos os seus funcionários, que construíram coletivamente a sua árvore de desempenho, identificando os impactos positivos e negativos do setor em sua rotina.
Com isso, as oportunidades despontam no sentido de aprimorar o atendimento dos pacientes, respeitadas as suas limitações clínicas.
“As meninas daqui são bem prestativas. Gosto do atendimento no HC. Quando eu penso em fazer a quimioterapia, eu fico bem triste, mas, quando eu venho aqui, as meninas estão sempre te alegrando. Aí a gente se sente em casa”, acrescentou a paciente Carolina Farias.
Esse espírito de coletividade pode ser observado em todos os passos do setor, que também elaborou um plano de metas para mensurar as competências fundamentais, referentes aos processos de gestão e desempenho que podem identificar lacunas e déficits setoriais, otimizando o atendimento e valorizando a qualidade de vida na instituição.
A iniciativa de destacar um setor que realize boas práticas nas dependências do HC faz parte de um direcionamento tomado pela Unidade de Desenvolvimento de Pessoas do HC, que vem realizando visitas de sensibilização em diversos setores para identificar as suas maiores demandas numa tentativa de minimizar os impactos decorrentes das diversas atividades profissionais.