Notícias
MORTE E LUTO
Aula sobre tanatologia será realizada no HC na próxima segunda-feira (2)
Essencial para a formação dos profissionais de saúde, tema será trabalhado em encontro virtual
Publicado em
29/11/2024 16h56
Atualizado em
29/11/2024 17h23
O Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde (PRMIS) do HC-UFPE realizará no próximo dia 2 de dezembro, das 9h às 12h, via Microsoft Teams, a aula “Tanatologia: muito prazer, eu sou a morte!”, voltada para os residentes do programa, para a comunidade hospitalar e demais interessados no tema. A palestrante convidada é a enfermeira especialista em tanatologia (CESMAC/UNYLEYA), Doula da Morte (AMORTSER) e graduanda em psicologia (Universidade Santa Úrsula), Claudia de Oliveira Silva. Durante a aula, será disponibilizado link para registro de presença e posterior confecção de certificados.
“A tanatologia é essencial para a formação dos profissionais de saúde, tendo em vista que estuda os processos relacionados à morte e seu impacto emocional. Possibilitar aos profissionais de saúde e residentes uma capacitação sobre o tema pode contribuir para um cuidado mais humanizado, ético e empático aos pacientes e familiares no processo de fim de vida. Além disso, pode auxiliar nas habilidades e manejo diante do contexto de morte e morrer, favorecendo a qualidade da assistência prestada, minimizando o impacto emocional do processo de luto para pacientes, familiares e profissionais”, explica a coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde do HC e uma das organizadoras do evento, Fernanda Vasconcelos.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.