Notícias
GESTÃO
Encontro “Lidera CH 2025” reforça integração e inspira novas práticas de liderança no CH-UFC
Na manhã de quarta-feira (26), o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC) realizou o encontro “Lidera CH 2025”, reunindo mais de 100 gestores no Clube da Sociedade Beneficente Portuguesa. Com o tema “Conectar, inovar, transformar”, o evento promoveu reflexão, troca de experiências e fortalecimento da cultura de liderança que orienta a gestão do Complexo.
Organizado pela Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP), o encontro buscou incentivar práticas de liderança mais humanas, colaborativas e alinhadas às necessidades assistenciais e administrativas do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), que compõem o CH-UFC, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Durante a abertura do evento, a superintendente do CH-UFC, Josenília Gomes, reforçou a importância de criar espaços de acolhimento e desenvolvimento para as lideranças. “A atividade de hoje foi pensada para trabalharmos nossas lideranças em um espaço fora do Complexo, com o propósito de nos reconectar como líderes, na essência de uma liderança mais humana e mais justa. Em nosso dia a dia, lidamos com pressão, metas e demandas urgentes, e muitas vezes, nesse processo, acabamos nos desconectando de nós mesmos. A proposta desta manhã foi justamente promover esse reencontro, com dinâmicas, interação e integração entre os dois hospitais, para que pudéssemos nos reavaliar, reorganizar e nos reconstruir ao fim de mais um ciclo”, afirmou.
Segundo a gestora, o momento também marca uma fase de planejamento: “Estamos concluindo novembro, dezembro já se aproxima, e precisamos nos preparar para iniciar um novo ano com energia renovada e propósito alinhado”, completou.
A gerente administrativa do CH-UFC, Rochelle Gonçalves de Souza, também destacou a relevância da iniciativa para fortalecer o trabalho integrado entre as chefias e ampliar o desenvolvimento das equipes. “O Lidera CH é um evento pensado especialmente para as lideranças, que somam mais de 100 gestores formais. É extremamente importante termos esse momento para integrar as chefias, sair do ambiente dos hospitais e vivenciar essa experiência em um espaço externo. Tudo isso retorna para dentro dos nossos hospitais, pois vamos compartilhar esse aprendizado com as equipes e fortalecer nossa capacidade de entregar um serviço cada vez melhor aos nossos pacientes”, garantiu.
Na mesma linha, a chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal, Ana Paula Torres do Nascimento, ressaltou que o evento dá continuidade a um movimento institucional de qualificação e fortalecimento da força de trabalho. “Este é o segundo ano em que realizamos um evento voltado para os gestores. A cada edição, nossa intenção é fortalecer a instituição por meio do impacto na qualificação profissional, integrando a força de trabalho e promovendo inovação e aprimoramento na assistência à saúde, sempre com benefícios diretos para a comunidade. ”
A programação contou com a palestra magna “O líder do futuro é humano”, conduzida por Lucas Lima, diretor de Desenvolvimento da SERH e do INDEEX Talent, que convidou os gestores a repensar o papel da liderança por meio da inteligência emocional, da autogestão e da humanização em tempos de complexidade. Em seguida, Lucas Lima e o psicólogo organizacional Lucas Reis conduziram a roda de conversa “Como engajar pessoas em tempos desafiadores”, destacando a importância da escuta ativa, da empatia e da comunicação efetiva.
Após um coffee break, os gestores participaram da oficina prática “Mindset Inovador & Gestão de Mudanças”, que utilizou técnicas de neurociência e estudos de caso de transformação. Fechando o encontro, os participantes construíram, de forma coletiva, o “Propósito do Líder CH-UFC”, atividade que possibilitou síntese, alinhamento e visão de futuro. O evento encerrou com um almoço de integração, reforçando os vínculos e fortalecendo a cultura colaborativa entre as lideranças do Complexo.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elenita Araujo
Coordenadoria de Comunicação Social/ Ebserh