Notícias
COLABORAÇÃO
Meac é escolhida como exemplo para unidades saúde materna de Fortaleza no uso de analgesia peridural
A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac) do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), servirá de exemplo para outras unidades hospitalares no município de Fortaleza na utilização da analgesia peridural durante o parto.
O projeto “Ampliação do Acesso à Analgesia Peridural em Trabalho de Parto em Maternidades Brasileiras”, implementado na Meac desde 2019 com incentivo do governo francês, visa tentar diminuir o número de cesarianas, da mortalidade materna, além de tornar confortável e com menos dor para as mulheres, o momento do trabalho de parto.
“O uso da analgesia peridural permite que a gestante tenha um parto vaginal confortável e sem dores. Também possibilita um risco menor de hemorragia e de infecção após o parto”, destacou o médico Zeus Peron, chefe do Setor Materno-Infantil da Meac.
No último dia 17 de dezembro, a Meac recebeu a terceira visita de um grupo de franceses, que está acompanhando o andamento do projeto. A iniciativa é coordenada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e financiada pela Embaixada da França e Ministério da Saúde francês.
O grupo, chefiado por Damien Subtil, esteve acompanhado de Mônica Nery e Maria do Carmo, brasileiras que representam a Fiocruz e a UFBA nesse projeto. Além de verificar os resultados desse projeto, o grupo avaliou as possibilidades de aumento das analgesias na instituição. Segundo Zeus Peron, a Meac demonstrou sua experiência com analgesia peridural e se colocou à disposição das outras unidades para implementar essa técnica em outras maternidades públicas da cidade de Fortaleza.
A primeira visita do grupo à Meac aconteceu em 2019. Em 2022, dois grupos de brasileiros (incluindo profissionais da Meac) foram à França para visitarem a Maternidade Jeanne de Flandre, em Lille, e a Maternidade Regional do Centro Hospitalar Universitário de Angers, para observarem o atendimento e segurança da paciente em trabalho de parto nessas instituições, em especial, sobre a oferta de analgesia. No ano de 2023, o grupo francês visitou a Meac para acompanhamento do projeto e avaliar o número de analgesias e as dificuldades vivenciadas pela equipe local.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh