Notícias
REDUZINDO FILA DE ESPERA
HUWC-UFC realiza mutirão para realização de exames de função pulmonar
Fortaleza (CE) – O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou através da sua Unidade Respiratória, um mutirão de exames de função pulmonar (espirometria) para pacientes com suspeita de doença respiratória, já regulados para essa unidade hospitalar. A ação ocorreu no último dia 25 de abril, em parceria com a companhia farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK). O objetivo foi reduzir a fila de espera para realização desse exame.
Foram realizadas 72 espirometrias, com teste broncodilatador, fundamental no diagnóstico de doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC) e asma.
“Com o diagnóstico precoce, os pacientes podem ser inseridos nos programas de liberação de medicação do Governo Federal, através do Hospital Universitário Walter Cantídio do CHC-UFC, bem como, nos programas estaduais semelhantes”, explicou o médico pneumologista, Ricardo Coelho, chefe da Unidade Respiratória.
Os exames foram realizados na Sala da Reabilitação Pulmonar do Bloco dos Ambulatórios, das 8h às 18h. Segundo Ricardo Coelho, a parceria público-privada do CH-UFC com a GSK, ocorreu por meio do programa Sopro. “Esse programa da GSK fornece todo o material, equipamentos e os profissionais executantes dos exames de espirometria, sem nenhum ônus para o Complexo, que ficou responsável pelo agendamento dos pacientes, organização do local da atividade e gerenciamento da ação”, disse Ricardo.
Conforme explicou o médico, o intuito da ação foi poder levar esse atendimento a pacientes que já são acompanhados no ambulatório de pneumologia, e que necessitavam passar pelo exame de função pulmonar. “Como tínhamos uma demanda reprimida, através dessa ação, pudemos acelerar o atendimento para realização desse exame, e com isso, possibilitar o diagnóstico de doenças respiratórias. São pacientes que já são acompanhados aqui no ambulatório com hipóteses de doenças obstrutivas como asma, enfisema pulmonar, e bronquiolite”, completou o pneumologista.
A DPOC é uma doença pulmonar que obstrui as vias aéreas, tornando a respiração difícil. É causada principalmente pela exposição ao cigarro e outras fumaças tóxicas. Os principais sintomas são: falta de ar aos esforços, que pode progredir até para atividades corriqueiras como trocar de roupas ou tomar banho; pigarro; tosse crônica; e tosse com secreção, que piora pela manhã são sintomas comuns.
A paciente Lourdes tem problemas pulmonares e foi uma das pessoas atendidas no mutirão. Além do tratamento pulmonar, ela informou que também faz tratamento para doença de Sjögren, para reumatismo e lúpus, para problemas de tireoide, e ainda faz fisioterapia no CH-UFC. “Sempre sou muito bem atendida aqui, e hoje não foi diferente. Mas, só quero ter mais saúde, o que é importante para não andar tanto em hospital”, disse a paciente.
Maria Aparecida Martins, acompanhante de outra paciente que fez a espirometria no mutirão, disse que o exame foi muito bom e destacou a importância do acompanhamento que a paciente tem no CH-UFC. “Ela tem asma e a cada seis meses vem ao hospital. Nunca mais teve crise de falta de ar. É um tratamento feito bem direitinho aqui. Assim como aconteceu hoje, aqui somos bem atendidas, então, agradecemos, primeiro a Deus, e depois ao pessoal daqui do hospital!”, concluiu,
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh