Notícias
Os pacientes foram atendidos em livre demanda para diagnóstico precoce e encaminhamento para tratamento via Sistema Único de Saúde
HUWC promoveu mutirão de câncer de cabeça e pescoço para 150 pessoas
Fortaleza (CE) – Iniciando a semana e finalizando a campanha de saúde do Julho Verde, o Serviço de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, realizou, nesta segunda-feira (31), o mutirão para triagem diagnóstica dos tipos de câncer localizados nessas duas regiões do corpo. Cento e cinquenta pessoas foram atendidas durante a manhã, por meio do sistema de distribuição de senhas, no estacionamento da Faculdade de Medicina da UFC, local conhecido como Praça das Mangueiras.
Os pacientes acolhidos nessa ação apresentavam sinais como caroços no pescoço, ferimentos na pele do rosto, aftas que não cicatrizavam e rouquidão, todos os sintomas com permanência entre, pelo menos, três a quatro semanas. Eles passaram pela avaliação e foram encaminhados de acordo com seu quadro. Os casos menos complexos foram direcionados para acompanhamento pelos postos de saúde; os de média complexidade receberam a orientação para buscarem as Unidades Básicas com a finalidade de serem encaminhadas para algum serviço especializado, incluindo o HUWC; e, nos casos graves, buscou-se a abertura de prontuário para acompanhamento imediato.
O cirurgião de cabeça e pescoço, Wellington Alves, reforçou que este mutirão é uma importante ação para que a população tenha informação sobre os tipos de câncer de cabeça e pescoço, seus sinais e entendam o papel desta área médica da cirurgia. “O mutirão aumenta a conscientização da população sobre o câncer de cabeça e pescoço que engloba diversas partes, sendo as mais comuns a boca, a laringe, a faringe, a pele e a tireoide”, destacou.
A dona de casa Verônica Sousa, de 46 anos, vinha percebendo um inchaço no pescoço há cerca de quatro anos, que tem piorado recentemente com vômitos de sangue. Ela já tem histórico de nódulos na tireoide e veio ao mutirão em busca de ajuda médica. Foi atendida nesta primeira etapa e encaminhada para permanecer sendo acompanhada no HUWC. “O mutirão me ajudou muito. Eu não tinha uma luz para onde ir e o que fazer e agora eu tenho”, refletiu.
Campanha de valorização do paciente durante o mês
Também como iniciativa do Serviço de Cabeça e Pescoço, dos dias 24 a 31 de julho, uma exposição fotográfica trouxe como protagonistas os pacientes. A mostra aconteceu até o penúltimo dia no hall do prédio administrativo do HUWC e, no último, seguiram para a Praça das Mangueiras para apreciação durante o mutirão. Os registros são de autoria da fotógrafa Carolina Dias, voluntária nessa ação. Segundo ela, o ensaio teve como objetivos conscientizar sobre o câncer de cabeça e pescoço e minimizar o preconceito associado a essa condição. “Recebi o convite para fotografar sabendo da responsabilidade em retratar as histórias dos pacientes do HUWC com o máximo de dignidade e respeito. O desejo é que cada fotografia possa representar a beleza e a essência de vida dessas pessoas e que possa inspirar sensibilidade, afetos e, principalmente vida mesmo após cirurgias tão invasivas”, contou.
Regilane Garcez, de 32 anos, foi uma das homenageadas nessa exposição. Após uma intensa busca por quase dois anos para entender um inchado no interior da boca, na parte inferior esquerda, ela procurou o HUWC em fevereiro de 2022. Regilane recebeu, após estudos da biópsia, o diagnóstico do câncer na mandíbula (osteosarcoma) e teve sua cirurgia realizada no dia 21 de junho de 2022. Ela contou que participar do ensaio fotográfico a fez se sentir renovada. “É muito bom a gente poder mostrar para as pessoas que uma doença não nos define. Fiquei muito feliz e estou muito grata. Eu sei que é muito duro passar pelo tratamento, mas consegui ultrapassar e espero poder ajudar muitas pessoas através da minha vida”.
Atendimento no HUWC-UFC/Ebserh
O Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário Walter Cantídio oferece quatro ambulatórios. São eles:
- Segunda-feira (13h às 19h): Ambulatório de Câncer de Cabeça e Pescoço (responsável: Dr. Glebert Monteiro Pereira)
- Quinta-feira (13h às 19h): Triagem em Cabeça e Pescoço (responsável: Dr. Francisco Januário Farias Pereira Filho)
- Sexta-feira (7h às 13h): Ambulatório de Cirurgia Craniofacial (responsável: Dr. Márcio Ribeiro Studart da Fonseca)
- Sexta-feira (13h às 19h): Ambulatório de Tireoide e Paratireoide (responsável: Dr. Wellington Alves Filho)
Os pacientes recebidos nesses ambulatórios são aqueles encaminhados das unidades básicas de saúde via sistema de regulação de consultas da Prefeitura de Fortaleza. O HUWC-UFC/Ebserh não dispõe de serviço de Emergência.