Notícias
CONSCIENTIZAÇÃO
HUWC possui três ambulatórios específicos para distúrbios do sono com atendimento a 200 pacientes por mês
Fortaleza (CE) – O sono é um estado complexo, muito importante para o desenvolvimento normal do cérebro, da memória e aprendizado. Durante o sono são liberados alguns hormônios imprescindíveis para a maturação, o crescimento e a manutenção da saúde do nosso corpo. Para conscientizar a população sobre a importância do sono e discutir sobre os principais distúrbios, de 11 a 17 de março celebra-se a Semana Mundial do Sono.
O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), que integra o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) possui três ambulatórios específicos para o tratamento do sono. São 200 pacientes atendidos por mês, com algum distúrbio do sono. De acordo com o neurologista, médico do sono e chefe da Unidade de Sistema Nervoso do CH-UFC, Manoel Sobreira, o HUWC realiza 56 exames por mês, como a polissonografia, um dos mais comuns para detectar distúrbios. E com expectativa de expansão para 112 exames mensais com a aquisição de dois novos aparelhos.
“O sono é fundamental para nossa qualidade de vida e é muito importante que as pessoas comecem a olhar para o sono para detectar problemas e procurar ajuda médica. Há mais de 80 doenças relacionadas ao sono por isso é importante o acompanhamento médico. Para chegar ao tratamento no HUWC é preciso que o paciente seja encaminhado pela regulação do município de Fortaleza. Ele passará por uma triagem e será encaminhado ao ambulatório específico”, afirma Manoel Sobreira.
Principais distúrbios
Existem mais de 150 distúrbios do sono, sendo que os mais frequentes para o sexo masculino são ronco primário e síndrome da apneia obstrutiva. Para o sexo feminino, o mais frequente é a insônia. No entanto, a partir dos 65 anos, a mulher pode roncar e ter apneia obstrutiva do sono tanto quanto o homem, e o homem também ter insônia quanto a mulher.
De acordo com o especialista, Manoel Sobreira, um dos distúrbios mais comuns é a apneia. “Trata-se de uma obstrução, na qual o indivíduo para de respirar repentinamente o que leva a uma fragmentação do sono. Assim, o sono não é restaurador causando uma sonolência excessiva e podendo causar desatenção”, afirmou.
Fases do sono
De acordo com a Associação Brasileira do Sono, ele pode ser dividido da seguinte maneira: sono REM (Rapid Eye Moviment) e sono Não REM. Por sua vez, o sono “Não REM” pode ser dividido em N1, N2 e N3. O sono N3 é o sono mais profundo. Se dividirmos as horas de sono em 3 partes, poderemos observar que no 1/3 inicial teremos maior quantidade de sono N3, esse sono está relacionado com a recuperação da parte física, logo quando vamos a academia ao longo do dia, necessitaremos principalmente das primeiras horas de sono para recuperação física.
Durante o sono N3 também ocorre a consolidação da memória, ou seja, aquilo que aprendemos durante o dia será memorizado à noite, durante o sono. Por outro lado, no 1/3 final do sono, teremos maior quantidade de sono REM, o qual está relacionado com a recuperação da cognição, capacidade de decisão.
É durante o sono que liberamos um hormônio extremamente importante denominado GH (Grouth Hormone), ou seja, o hormônio do crescimento, da regeneração celular. Dessa forma, percebemos a importância do sono na nossa vida.
Serviço:
O HUWC possui três ambulatórios:
Ambulatório de Transtorno Respiratório do Sono – atende 20 pacientes por semana às quartas-feiras.
Ambulatório de Adaptação de Equipamentos de Pressão Positiva – atende 10 pacientes por semana às quartas-feiras.
Ambulatório de Outros Transtornos do Sono – atende 10 pacientes por semana às sextas-feiras.
A Campanha
A Semana do Sono 2024, que acontece nos dias 11 a 17 de março tem como tema “Oportunidade de sono a todos para saúde global”. Capitaneada pela Associação Brasileira do Sono (ABS), a ação tem por objetivo ensinar sobre higiene do sono, como identificar possíveis distúrbios, que profissional procurar e desmistificar o diagnóstico e tratamento.
Como parte das atividades da campanha, o HUWC fará duas atividades alusivas à semana. Na quarta-feira, 13, haverá uma atividade científica sobre a importância do sono, entre 11h e 12h. Já na sexta-feira, pela manhã, haverá um debate sobre a importância do sono para a saúde global, no auditório da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do CH-UFC.
Higiene do Sono
- Adote o hábito de dormir e acordar sempre no mesmo horário;
- Reduza o consumo de estimulantes à noite, como café, chocolate, refrigerante;
- Opte sempre por colchões e travesseiros confortáveis, pois você passa 1/3 da sua vida dormindo;
- Não tome muito líquido próximo a hora de deitar-se para evitar a fragmentação do sono provocada pela necessidade de idas ao banheiro;
- Exercite-se. Melhora o sono!
- Evite luz branca no seu quarto. Evite televisão, celular, etc.
- Seu quarto deve ser confortável, escuro, com temperatura agradável e silencioso;
- Evite alimentação “pesada” antes de dormir;
- Não leve problemas para cama. Tenha um caderno ao lado da cama para escrever todas as pendências.
Sobre a Ebserh
O Complexo Hospitalar da UFC, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Para mais informações à imprensa:
Marina Nunes
Chefe da Unidade de Comunicação Regional para o Ceará:
(85)3366 8183| ucs.ch-ufc@ebserh.gov.br