Notícias
HUMANIZAÇÃO
Cine HUWC: projeto exibe filmes para pacientes internados e seus acompanhantes
Uma tela em branco, um datashow e um bom filme podem mudar o ambiente completamente e criar uma experiência de cinema! É assim que acontece no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), com o projeto ‘Cine HUWC’ para os pacientes internados nas Clínicas Médicas 2A e 2B e seus acompanhantes. O CH-UFC é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
As sessões começaram em maio de 2025 e acontecem mensalmente, geralmente nas quartas-feiras, no hall do primeiro andar, ao lado da Capela do HUWC. Até o momento, já foram realizadas oito exibições, reunindo 71 participantes. No dia do evento, os profissionais fazem o convite nas enfermarias e realizam o deslocamento seguro dos pacientes. A próxima sessão já tem data marcada: será no dia 25 de fevereiro, com o filme ‘Minha mãe é uma peça 1’, às 14h.
Momento acolhedor
A internação hospitalar é um momento desafiador para o paciente e seus acompanhantes, causando o afastamento das atividades cotidianas e do convívio social. Além disso, existe também o impacto da própria doença e dos tratamentos, conforme explica Waneska Andrade, terapeuta ocupacional da Unidade de Reabilitação do Hospital. O Cine HUWC é, então, um importante recurso de humanização: “A iniciativa contribui para o enriquecimento do cotidiano hospitalar, favorecendo o bem-estar, a ressignificação da experiência de internação e a manutenção de vínculos com atividades culturais e significativas para os pacientes e seus familiares, mesmo em um contexto de adoecimento”, ressalta.
Ao lado de Waneska, a psicóloga Rachel Câmara, da Unidade de Saúde Mental, também coordena o projeto e destaca os impactos positivos observados ao longo das sessões já realizadas. “Além do prazer proporcionado pela atividade, que oferece uma pausa nos afetos intensos vivenciados durante a hospitalização, o cinema também oportuniza um espaço de construção de rede de apoio entre os participantes e favorece a sensação de continuidade da rotina anterior ao adoecimento e à internação”, complementa.
A escolha dos filmes prioriza produções leves, divertidas e acessíveis ao público, valorizando, inclusive, o cinema nacional, que facilita a compreensão da linguagem e promove maior identificação com a realidade cultural dos pacientes, conforme acrescenta Waneska. O ‘Auto da Compadecida’ é um exemplo de título já exibido. “Além disso, também consideramos períodos e datas comemorativas ao longo do ano. No Natal, por exemplo, exibimos o filme temático ‘A Estrela de Belém’, que dialogou com esse momento”, descreve a terapeuta ocupacional.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh