Notícias
BOAS-VINDAS
CH-UFC realiza programação integrativa para os novos residentes
Fortaleza (CE) – Para celebrar a chegada dos novos residentes, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu, na quinta-feira (06) e na sexta-feira (07), uma programação integrativa voltada para 154 residentes médicos e 60 multiprofissionais.
No primeiro dia, o evento teve início no Auditório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) para os residentes do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC); e no Auditório da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) para os residentes da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac). Nos dois locais, os ingressantes foram recepcionados pelos gestores do CH-UFC e tiveram acesso aos principais protocolos institucionais, incluindo o de Segurança do Paciente e do Trabalho.
Durante a recepção, a superintendente do CH-UFC, Josenília Gomes, deu as boas-vindas aos residentes, destacando que aquele foi o “primeiro dia dos melhores anos profissionais da vida de vocês”. Ela enfatizou a importância da dedicação e do compromisso com a especialização escolhida pelos próximos dois ou três anos.
O gerente de Ensino e Pesquisa do CH-UFC, Renan Montenegro Jr., também complementou afirmando que iniciar essa fase de especialização é muito gratificante, inclusive para a instituição. “Minha mensagem é de sucesso neste período e que aproveitem bastante. É muito precioso esse tempo em que vocês estarão aqui”.
Programação de integração
Após o acolhimento inicial, os residentes do HUWC participaram de visitas guiadas no período da tarde, percorrendo as instalações do Hospital e o prédio das Policlínicas Especializadas (Ilhas), com foco nas Unidades de Internação, Farmácia, Centro Cirúrgico e no Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT). Na sexta-feira (07), participaram de uma oficina sobre a saúde mental na residência. Além disso, os residentes do eixo cirúrgico tiveram um momento formativo sobre os fluxos cirúrgicos e a rotina do Centro Cirúrgico, enquanto os do eixo clínico receberam orientações sobre a indicação de internação clínica e o uso dos sistemas AGHU, Fastmedic e Master.
Já na quinta-feira (06), os novos residentes da Meac realizaram uma visita guiada pela Maternidade e participaram de uma programação de palestras que se estendeu até a sexta-feira (07). Os temas abordados incluíram a prescrição de hemocomponentes, o controle de infecção hospitalar, as boas práticas na assistência ao parto, a redução da mortalidade materna, o Programa Superando Barreiras e a demonstração dos sistemas Kanban e Master.
Como parte das atividades de integração, também foi realizada uma capacitação para os preceptores, conforme destacou Andréa Nogueira, chefe da Unidade de Gestão de Pós-Graduação do CH-UFC. Segundo ela, esse olhar atento à estrutura das residências promove maior integração e qualidade formativa. “Os residentes contribuem significativamente para a assistência e, para isso, precisam receber a melhor capacitação. Assim, ganham tanto o Hospital quanto a população, que terá uma assistência de excelência”, afirmou.
A enfermeira Ana Caroline Alves, agora residente em Enfermagem Obstétrica na Meac, ressaltou que os dois dias de evento possibilitaram uma maior aproximação com as unidades e os profissionais dos serviços. “Foi uma ótima experiência conhecer mais sobre a instituição e as oportunidades que teremos aqui dentro. Acredito muito que em dois anos estarei mais capacitada. Aqui conseguimos ter um contato multidisciplinar especializado sobre como lidar com o paciente com outros olhares e a trabalhar bem em equipe”, destacou.
Também o médico Gabriel Britto, que iniciou a Residência em Geriatria no HUWC, reforçou a importância da recepção nesse primeiro contato com o hospital. “Conhecer preceptores, a equipe multiprofissional e a estrutura física do Hospital foi muito gratificante para perceber que temos tudo isso à nossa disposição. Estou muito empolgado para o que vêm nesses próximos dois anos. Espero me sentir cada vez mais pertencente a esse serviço, de agregar e de aprender bastante”, afirmou.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto apoiam a formação de profissionais de saúde, além de fomentar o desenvolvimento de pesquisas e inovação na área.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh