Notícias
INOVAÇÃO
CH-UFC participa do PMDay Saúde 2025
Fortaleza (CE) – O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC/Ebserh) participou na última quarta-feira (09) do PMDay saúde 2025. O evento, realizado no auditório do HEMOCE, foi promovido pelo Project Management Institute, capítulo Ceará (PMI-CE) e reuniu profissionais, estudantes e organizações de diversos segmentos da saúde para o compartilhamento de experiências e conhecimentos.
Com o tema "Gestão de Projetos na Saúde: Transformando Desafios em Resultados Concretos”, o evento possibilitou um espaço de aprendizado, troca de experiências e networking, impulsionando a excelência na execução de projetos na saúde. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender com casos de sucesso apresentados por profissionais que já implementaram transformações significativas em suas organizações.
A superintendente do CH-UFC e uma das palestrantes do PMDay, Josenília Gomes, destacou que o complexo tem buscado implantar um modelo de gestão focado na excelência e na sustentabilidade dentro de hospitais voltados para o ensino. “É muito importante esse compartilhamento porque a gente traz o que já vem fazendo, onde conseguiu avançar e ao mesmo tempo aprendemos com os demais palestrantes para ver o que podemos ainda alcançar”, reforçou.
O Chefe da Unidade de Sistemas da Informação e Inteligência de Dados do CH-UFC, Abel Brasil Ramos Da Silva, apresentou iniciativas da cultura de dados para democratizar o acesso à informação e qualificar a produção de dados no complexo. “Com o apoio institucional e o engajamento de uma equipe dedicada, temos conseguido transformar dados em inteligência aplicada (são mais de 70 painéis disponíveis), favorecendo decisões mais ágeis, estratégicas e transparente”, enfatizou.
Segundo o gerente do projeto PM Day Saúde, Mário Lima, ao apoiar o evento, empresas e profissionais reforçam o compromisso com a inovação e qualidade na gestão de projetos, contribuindo para o avanço do setor e para melhores resultados tanto na saúde pública quanto na privada. “Acreditamos que a saúde é uma área da economia que movimenta e necessita dessa habilidade de gerenciamento de projetos. Esse é o primeiro evento de vários que vai concretizar essa aliança perfeita de gestão”, destacou.
A programação do evento contou ainda com as palestras do Gerente Sênior de Tecnologia da Informação (TI) do Hapvida, Miguel Pinheiro, com o tema "Gestão de Projetos Complexos na Saúde"; e do Diretor Administrativo da Unimed, Flavio Ibiapina, com o tema "Gestão Estratégica de Projetos".
Para Flávio Ibiapina, o PMDay teve uma abrangência maior do que a discussão da gestão de projetos estratégicos, mas o alinhamento dos dados para a obtenção dos melhores resultados. “Os problemas de gestão em saúde são complexos e requerem o aporte de diversas áreas para alcançar os resultados. Espero que esse momento seja replicado em outras oportunidades para que a gente avance cada vez mais e de forma colaborativa com resultados tanto no público quanto no privado”, finalizou.
PMI-CE
O Project Management Institute (PMI) é uma instituição sem fins lucrativos de alcance internacional, dedicada a promover as melhores práticas de gestão de projetos em diversos setores ao redor do globo. Desde a sua fundação em 1969, com sede na Filadélfia, Pensilvânia, o PMI tem expandido sua presença para mais de 200 países, contando com mais de meio milhão de membros ativos e mais de 300 capítulos regionais. O PMI-CE é um dos 15 capítulos em atividade no Brasil.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC, que é formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social/ Ebserh