Notícias
SOLENIDADE
CH-UFC celebra formaturas dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional
Fortaleza (CE) – Nesta quinta-feira, dia 30, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), celebrou as cerimônias de conclusão das turmas 2025 da Residência Médica (Resmed) e da Multiprofissional (Resmulti). Foram 142 concludentes na solenidade da Resmed nesta manhã; e 57 formandos na Resmulti, à tarde. Os eventos aconteceram no Auditório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), com a presença de familiares, amigos e docentes.
Nas duas celebrações, a superintendente do CH-UFC, Josenília Gomes, reforçou que as ocasiões representavam a finalização de um ciclo, mas com a abertura de novos horizontes a partir de então. Nessa nova fase, sinalizou a gestora, é preciso sempre recordar do propósito como profissionais da saúde: “Qualquer parte nunca será maior do que o bom cuidado, a boa assistência que demanda atenção aos detalhes. Sintam-se seguros e preparados para exercer a especialidade que escolheram e que permaneçam em busca da formação continuada. O bom profissional sabe que precisa continuar se formando”, disse ela durante a cerimônia da Resmed. No evento da Resmulti, sua reflexão também vem ao encontro deste ponto: “Saúde é um ato de amor contínuo. Que, durante esse processo de formação, vocês tenham se encontrado naquele que é mais vulnerável e tenham se transformado nesse processo, aprendendo a cuidar dos outros e de si”.
Na oportunidade, o gerente de Ensino e Pesquisa do CH-UFC, Renan Montenegro Jr., destacou que a residência é o modelo de excelência na formação do especialista em saúde. Acrescentou: “É sempre um orgulho e um momento emocionante ver esses colegas fechando esse ciclo de formação. Espero que estejam, em breve, fazendo parte dessa legião de profissionais competentes e apaixonados que fazem nossos Hospitais e a Universidade, e contribuindo na formação de novos estudantes”, encerrou o seu discurso da manhã. À tarde, complementou: “Sem dúvida, o que vocês agregaram no tempo de aprendizado foi fundamental para melhoria da assistência, para contribuição à atenção da nossa população”
Junto à superintendente e ao gerente de Ensino e Pesquisa, também estavam presentes na composição da mesa de honra da cerimônia da Resmed o diretor da Faculdade de Medicina da UFC, João Macedo Coelho Filho; o chefe do Setor de Gestão do Ensino do CH-UFC, Rômulo Rebouças Lobo; e a coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme) do CH-UFC, Anya Costa Macedo Goes. Na mesa solene da Resmulti, estiveram também a vice-diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC, Ana Karina Bezerra Pinheiro; e a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional do CH-UFC, Andréa da Nóbrega Cirino Nogueira Cronemberger.
Resmed
Representando a turma da Resmed, a oradora Laís Grangeiro Mirô, do Programa de Residência em Obstetrícia e Ginecologia, definiu esse período como uma oportunidade de crescimento, tanto profissional quanto pessoal, especialmente por ter vivenciado histórias de pacientes, de trabalhadores e dos próprios colegas durante o período vivido no Complexo. “Ao longo desta caminhada, percebi que ganhei a melhor versão profissional, pois hoje posso dizer que sou inteiramente completa e feliz dentro da especialidade que escolhi, não só pelos conhecimentos e habilidades técnicas que adquiri ao longo desses três anos, mas também por ter me encontrado com pessoas incríveis nesse processo que, sem distinção em atitudes e palavras, me ensinaram muito além da medicina”.
O médico Hércules Mota, de 29 anos, concluiu a residência em Transplante de Medula Óssea (TMO) após uma trajetória acadêmica dentro da UFC, em sua graduação, e do Complexo Hospitalar, onde também fez as Residências em Clínica Médica e em Hematologia. “Me sinto capacitado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Espero, um dia, retornar ao HUWC como médico assistente”, disse ele, acrescentando que: “Esses últimos cinco anos em que eu fui residente foram muito importantes para a minha formação profissional, tanto para aprimorar minhas habilidades como médico, mas também aprender novas, principalmente em relação à Hematologia e ao TMO”. Com essa etapa concluída, Hércules já iniciará o mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médico-Cirúrgicas da UFC.
O CH-UFC possui 53 Programas de Residência Médica, sendo 48 no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e cinco na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac). Veja a lista completa de concludentes em 2025 aqui.
Resmulti
A nutricionista Suzany Alves Lima, especialista em Assistência em Diabetes, foi a oradora e, em seu discurso, mencionou que essa era a realização de um sonho para cada concludente. Conforme disse, todos superaram os desafios comuns à rotina hospitalar e contribuíram com a saúde pública. “Podemos olhar para trás e ver não só o esforço, mas a transformação. Mudamos e crescemos em conhecimento e empatia, principalmente como humanos. Aprendemos que ser profissional em saúde vai além da técnica. É ouvir, é acolher, é estar presente na vida do paciente”.
A enfermeira Karla Vanessa Vasconcelos, de 26 anos, tornou-se especialista em Terapia Intensiva. Conforme ela explicou, esse foi um momento de consolidação de tudo que foi vivido no CH-UFC, um período de dois anos de profundas práticas profissionais e emoções. "Foi uma das experiências mais intensas e desafiadoras da minha vida até então e que fez total diferença para mim. Eu já acredito que sou uma profissional e pessoa melhor após tudo que vivenciei”.
A Resmulti do CH-UFC possui seis áreas de concentração (Assistência em Terapia Intensiva; Transplante; Saúde da Mulher e da Criança; Saúde Mental; Diabetes; e Oncohematologia), e dois programas em área uniprofissional: Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (Resbuco) e em Enfermagem Obstétrica (Resenfo). Confira a lista dos concludentes da Resmulti 2025 aqui.
Ao final da solenidade, aconteceu o momento de homenagem dedicada ao médico Renan Magalhães Montenegro, pai do gerente de Ensino e Pesquisa, em agradecimento pela sua dedicação à instituição.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo, com apoio de Victor Hudson
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh