Notícias
DOAÇÃO
Bolsas de ostomia e frascos de pó de barreira são entregues ao Humap
Na manhã desta segunda-feira, 05 de junho, a alta gestão do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) filiado à Ebserh, assim como o Reitor da UFMS, Prof. Marcelo Augusto Santos Turine, receberam o Deputado Federal Beto Pereira e equipe para a entrega de doação de produtos hospitalares por parte do parlamentar.
No total foram fornecidos 3.500 bolsas de ostomia e 250 frascos de pós de barreira, que reduz a irritação da pele relacionada à umidade em pacientes submetidos a esse procedimento.
A ostomia é um procedimento cirúrgico que cria o estoma, um orifício, na parede abdominal ou na traqueia, de maneira definitiva ou provisória. A cirurgia é feita para auxiliar a pessoa que tem câncer, ou sofreu acidente, ou nasceu com problema, ou tem alguma doença (doenças inflamatórias intestinais e doença de Chagas).
Na ocasião também foi apresentada ao Deputado uma solicitação de emenda parlamentar para compra de materiais para o Humap.
Após a entrega dos itens, o Deputado foi acompanhado do Reitor e da Alta Gerência do hospital para conhecer alguns setores do local.
“ É sempre com muita alegria que recebemos essas doações que contribuem, em muito, com nosso atendimento assistencial e também com o ensino no Humap. Nosso muito obrigada a esse ato tão generoso”, agradeceu a superintendente, Dra. Andrea Lindenberg.
O reitor, Prof. Turine, também ressaltou a importância do ato: “ agradecemos esse olhar para o Humap que tem um potencial intelectual imenso e foco no atendimento da média e alta complexidade”.
“Analisamos quais as instituições que deveriam receber o material hospitalar e vimos que o Humap deveria ser uma das a receber, principalmente pelo grande trabalho que realizada para a sociedade sul-mato-grossense”, finalizou o Deputado.
Os itens foram recolhidos para serem inseridos no estoque do Humap e foram recebidos com todos os trâmites legais que norteiam os critérios de doações.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.