Notícias
PRESENÇA
Banco de Leite do Humap-UFMS recebe visita do MPMS durante o Agosto Dourado
O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) foi destaque no Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A unidade recebeu a visita da Promotora de Justiça Daniela Guiotti, coordenadora do Núcleo Especial de Apoio à Saúde (Naes) do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) no dia 22 de agosto de 2025.
Durante a visita, a promotora conheceu as melhorias realizadas na estrutura do Banco de Leite e conversou com mães de recém-nascidos prematuros que encontraram no serviço o apoio necessário para garantir o desenvolvimento saudável de seus filhos. Além de fornecer leite humano pasteurizado a bebês que ainda não conseguem ser amamentados diretamente, o Banco de Leite do Humap também atua no acolhimento e orientação de mães, fortalecendo o vínculo com os filhos e promovendo saúde e qualidade de vida.
“Foi uma visita importante e gratificante. Com ações como essa, o MPMS reafirma seu compromisso com a promoção da saúde, da dignidade e dos direitos fundamentais, reconhecendo o aleitamento materno como um gesto de amor, cuidado e cidadania”, destacou a promotora Daniela Guiotti.
O leite materno é reconhecido mundialmente como o alimento mais completo para os bebês, especialmente os prematuros, funcionando como uma verdadeira proteção contra infecções, doenças comuns e complicações de longo prazo. No Humap-UFMS, esse compromisso se traduz no trabalho diário do Banco de Leite, que salva vidas e fortalece o vínculo entre mães e filhos.
O hospital, referência no estado, reforça a importância da amamentação não apenas para o bebê, mas também para a saúde da mãe, contribuindo para a prevenção de doenças como câncer de mama, ovário e útero, além de oferecer benefícios emocionais inestimáveis.
Sobre a Ebserh
O Humap-UFMS faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.