Notícias
NOVO ORGANOGRAMA
Setor de Governança e Estratégia vai modernizar gestão
O Setor de Governança e Estratégia é responsável por gerir e implantar a estratégia da rede Ebserh nos Hospitais Universitários Federais (HUFs), promover a transparência, eficiência e eficácia dos processos de trabalho através do aprimoramento das ações de controle interno e gestão de riscos corporativos.
O Setor foi idealizado pela Ebserh sede para preencher uma lacuna de necessidade de fortalecimento da estratégia da rede nas filiais e de implantação de mecanismos de controle, conformidade e prestação de contas. Assim, como atribuição o Setor se encarregará da elaboração e gestão dos Planos Diretores Estratégicos, relatórios de prestação de contas, planos de contingências relacionados a riscos corporativos, implementação de alterações na arquitetura organizacional, planos de aplicações de recursos, reuniões colegiadas da alta gestão e fortalecimento da gestão por processos.
“A expectativa com a implantação do Setor é o fortalecimento da cultura de controle e gestão de riscos dentro do Humap, a modernização da gestão através do foco em resultados e desempenho, a obtenção de ganhos de eficiência e eficácia pela gestão por processos e utilização de metodologias ágeis de gestão por projetos capazes de gerar valor para o cliente da instituição e para o cumprimento do propósito de "Ensinar para transformar o Cuidar"”, explica a chefe do Setor, Elisabeth de Souza Andrade.
No Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), o Setor está subordinado diretamente à Superintendência, e a ele se vincula com subordinação direta a Unidade de Planejamento, Gestão de Riscos e Controles Internos, responsável pelo desdobramento das ações do setor nas demais unidades organizacionais do hospital, e chefiada por Tânia Cristina Gomes Bakargy.
“O Setor será muito importante para a governança do hospital, porque irá fortalecer o planejamento e controle das nossas ações, bem como será fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos de planejamento e monitoramento de dados, melhorando, desta maneira, nossa capacidade de tomada de decisões, de correção de rumos e alcance dos melhores resultados”, frisa o superintendente do Humap-UFMS, Cláudio César da Silva.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.