Notícias
TRANSPARÊNCIA
Humap apresenta os resultados do contrato de gestão especial gratuita entre UFMS e Ebserh
Na última quinta-feira (21/12) foi realizada a apresentação dos resultados do contrato de gestão especial gratuita dos últimos cinco entre Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).
Fechado em 18 de dezembro de 2013, o contrato sede, por 20 anos, para a Ebserh a gestão do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) e prevê o atingimento de diversas metas estipuladas no documento. A partir da assinatura foi iniciada a implantação de um plano de reestruturação da unidade hospitalar, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa. O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica, assim como a recomposição do quadro de pessoal, um dos principais desafios da rede.
Os hospitais universitários administrados, a partir da parceria com a empresa, continuam subordinados academicamente às universidades, e a prestação de serviços de assistência à saúde permanece integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como objeto:
I - a oferta, à população, de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS);
II - o apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública; e
III - a implementação de sistema de gestão único, com geração de indicadores quantitativos e qualitativos para o estabelecimento de metas.
A apresentação ocorreu no auditório da superintendência do Humap e foi conduzida pela Chefe do Setor de Governança e Estratégia, Elisabeth De Souza Andrade : “A prestação de contas do contrato, além de ser uma exigência do acordo firmado, reforça a cultura de uma gestão transparente, ética, responsável e comprometida com os resultados. O contrato cessão da gestão à Ebserh pela UFMS foi assinado em dezembro de 2013, e desde então, essa foi a primeira reunião formal de apresentação de resultados, que deverá a partir de agora ocorrer semestralmente. Na reunião foram apresentados os avanços nos indicadores assistenciais, administrativos, acompanhamento das recomendações de auditoria, premiações da ouvidoria e os resultados dos últimos anos nas áreas de ensino e pesquisa. Com grande satisfação, conseguimos demonstrar o cumprimento grande maioria dos objetivos pactuados e definir ações para que as próximas realizações solicitadas pela reitoria ocorram ainda em 2023”.
Além do superintendente do Humap, Prof, Dr. Cláudio César da Silva, dos gerentes do hospital e demais chefias, também estiveram presentes do reitor, Marcelo Turine, da vice-reitora, Camila Ítavo e do gestor do contrato, Marcos Antônio Ferreira Junior.
“ Sabíamos que era um grande desafio, portanto, agradecemos a atual gestão pelos resultados alcançados nos últimos cinco anos pois o Humap está muito melhor, com metas conquistadas e a relação entre UFMS e hospital ficou mais próxima”, parabenizou o reitor.
Para o superintendente do Humap, Prof. Dr. Cláudio César da Silva, a apresentação dos resultados foi um grande momento: “ nos últimos cinco anos de gestão enfrentamos inúmeros desafios e temos muito orgulho das nossas conquistas, Por exemplo, as recomendações das auditorias foram zeradas, conseguimos implantar a cultura da transparência e na parte de dimensionamento de pessoal conseguimos nomear 200 colaboradores no último ano oriundos de concurso público”.
A partir de 2023 as reuniões relacionadas ao contrato de gestão especial acontecerão semestralmente.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculados a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do SUS e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.