Notícias
GRATIDÃO
Mãe de paciente da Pediatria escreve carta de agradecimento
Marjorie recebeu a visita de cães do projeto Cãoterapeuta enquanto esteve internada na pediatria
“Não conhecia o Hospital Universitário de Campo Grande. Ouvia falar algumas vezes e erroneamente. Fui muito bem atendida e fiquei maravilhada com a simpatia, boa vontade e zelo de todos os profissionais, desde a equipe da limpeza e alimentação até os médicos e, principalmente, com a equipe de enfermagem. Já tive oportunidade de conhecer hospitais em outras capitais do Brasil e também em outros países e nunca vi um atendimento como o do HU”.
A fala acima é da dona de casa Lavínia Soares de Souza Dias, mãe da Marjorie, 6 anos, que esteve internada no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), para tratar um quadro de pielonefrite aguda com pneumonia atípica e derrame pleural.
Marjorie foi internada no Humap-UFMS no dia 16 de agosto, sendo recebida no Pronto Atendimento Médico (PAM) pediátrico, onde permaneceu por três dias. No dia 19 de agosto foi transferida para a enfermaria da Pediatria, onde ficou internada até a última quinta-feira (05/09), quando recebeu alta hospitalar.
Tão satisfeita com o atendimento recebido por sua filha e por ela, que estava como acompanhante, Lavínia fez questão de deixar um depoimento na Ouvidoria do Humap-UFMS.
Segue a carta de agradecimento que Lavínia escreveu e deixou na Ouvidoria:
"Parabenização! Agradecimento a toda equipe de enfermagem, à equipe médica e demais equipes. Talvez não existam palavras suficientes e significativas para agradecer com justiça, com o devido merecimento a todas as equipes de enfermagem, aos médicos preceptores, aos médicos residentes e aos demais preceptores. A toda equipe de limpeza, que cuidou e zelou tão bem dos quartos, banheiros e corredores da pediatria. Obrigada é tudo que posso dizer, usar palavras para agradecer. Eu e toda minha família gostaríamos de agradecer e deixar nossa imensa gratidão a toda equipe que durante nossa estadia nos tratou sempre com enorme respeito, amor, valores humanos elevados, competência, prontidão. Devo lembrar: residentes Rafaela, Adrielly, Tony. Fisioterapeutas Marco Aurélio e Eurilucy, muito obrigada por tudo! Obrigada Dra. Pollyanna por permanecer constante com seu olhar de amor, de zelo pela saúde dos nossos pequenos, seu agir, seu falar, seu tranquilizar, seu andar nos transmite paz e confiança de que iremos sair desta situação. As enfermeiras, perdoem-me caso esqueça algum nome, lembrando que "todas", indiscutivelmente "todas", foram excelentes: Daiana, Deltiane, Nárgila, Indira, Ana Paula, Ana, todas as Anas (risos), Dani, Tiana, Dora. Eliane, obrigada por sua alegria contagiante e por seu empenho em atender. Zilda, seu comportamento se resume em uma única palavra: força! Você é uma mulher de fibra, dedicada à enfermagem, incansável e competente. Obrigada por tudo! Vanessa (equipe de limpeza), obrigada por seu bom humor e sua presteza em nos atender sempre. A moça alta, magra, de olhos expressivos da equipe de limpeza da noite (não sei o nome dela, mas sei do empenho, obrigada!). Sei que não estou lembrando de todos... ahh, seu Pedro (maqueiro), prata da casa, obrigada! Mas, sabemos que cada um sabe o valor e participação constante nesta etapa de 19 dias em que fizemos da enfermaria de Pediatria do HU nossa casa. Renatinha, da nutrição, obrigada! Médicos excelentes, dedicados, curiosos em atender, em entender e somar diagnósticos. Orgulho-me em ter profissionais neste estado tão capacitados e preparados para nos atender em momentos que não temos palavras, somente podemos confiar e esperar. Apesar de todas as dificuldades de estrutura, os profissionais em geral são merecedores das mais expressivas qualidades, enquanto profissionais e seres humanos. Quando um paciente está em um hospital ele precisa de cuidados não somente físicos, mas também de gestos e atitudes que contribuam para o seu bem-estar emocional. Esse imenso carinho e dedicação de todos os profissionais envolvidos na recuperação da minha filha me motivou a escrever esta carta de agradecimento”.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.