Notícias
HÓSPEDES EM TRATAMENTO
Hospital Universitário planeja Jardim Sensorial
Projeto de humanização será desenvolvido por pesquisadora da Embrapa e arquiteta da UFMS e terá parceria do Rotary e Sicredi
Publicado em
04/05/2017 19h30
Atualizado em
11/05/2017 19h03
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP-UFMS) está iniciando projeto para construção de um Jardim Sensorial para uso de pacientes, familiares de pacientes e colaboradores da instituição.
Para debater o projeto, duas reuniões foram realizadas, nos dias 28 de abril de 02 de maio, e contaram com a participação da zootecnista da Embrapa e professora Fabiana Villa Alves, da arquiteta e professora da UFMS Eliane Guaraldo, da gerente de ensino e pesquisa do HUMAP, Dra Débora Thomaz, do gerente administrativo do HUMAP, Luiz Henrique Santos Coelho, da contador Rildon Vaz da Silva, do administrador Alberto Rikito Tomaoka, do turismólogo Vlademir Senna e da terapeuta ocupacional Tatiane Sanchez Orlando.
“A ideia central do Jardim Sensorial é aproveitar e reordenar os espaços físicos do HUMAP para torná-los lugares de convivência e de harmonização entre pacientes, acompanhantes e colaboradores”, explica o contador Rildon Vaz da Silva.
O projeto, que contará com o apoio do Rotary Club de Campo Grande Universidade, da UFMS e do Sicredi, está sendo desenvolvido pela zootecnista da Embrapa e professora Fabiana Villa Alves e pela arquiteta e professora da UFMS Eliane Guaraldo e será apresentado à superintendência e gerências do HUMAP. Outros parceiros são bem-vindos ao projeto.
“A ideia do Jardim Sensorial é sensacional, porque além de deixar o Hospital mais bonito ainda auxilia na reabilitação dos pacientes. Fiquei encantada e dou total apoio ao projeto, que será feito em parceria com a UFMS”, disse a superintendente do HUMAP, Dra Andréia Antoniolli.
Projetos de humanização
O HUMAP já conta com diversos projetos de humanização, como o Cão Terapeuta (cães que fazem visitas às crianças internadas), Liga do Bem (voluntários vestidos como personagens e super-heróis de desenhos animados que brincam com as crianças internadas no Hospital), Ugui-Bugui (apresentações de teatro e música aos finais de semana) e Salão de Beleza Móvel e Projeto Cuidar (mães de pacientes fazem unhas, cabelo, maquiagem), entre outros projetos.
Os projetos são coordenados pelo turismólogo Vlademir Senna, que iniciou os projetos em junho de 2015.
“Desde que o Vlademir Senna assumiu os projetos a humanização ganhou destaque dentro do Hospital Universitário e traz alegria e melhora na reabilitação dos pacientes”, frisa a Dra Andréia Antoniolli.
De acordo com Vlademir Senna, o papel de turismólogo e da hotelaria são importantes para os pacientes e, consequentemente, para a instituição. “O que muda no caso do hospital é que nós temos hóspedes em tratamento, que devem ser bem recebidos e bem atendidos como se estivessem em um hotel”, finaliza.