Notícias
SAÚDE OCUPACIONAL
Cinesioterapia laboral faz 1 mil atendimentos
Para agendar um horário basta ligar no ramal 3269
Com o objetivo de promover qualidade de vida aos trabalhadores e diminuir a quantidade de faltas por conta de problemas de saúde, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HUMAP-UFMS) já realizou mais de 1.000 atendimentos de cinesioterapia laboral no Programa de Prevenção de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
Os atendimentos tiveram início em outubro de 2015 e são realizados pelo fisioterapeuta Marlo Adolfo Nardes, do Setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST).
A cinesioterapia laboral é uma abordagem terapêutica realizada pelo fisioterapeuta para prevenir e tratar lesões musculoesqueléticas com foco nas atividades ocupacionais realizadas pelos trabalhadores.
“Diferentemente da ginástica laboral, que é realizada em grupo, nos setores, a cinesioterapia laboral é realizada individualmente, através de uma análise biomecânica da lesão e desenvolvendo um protocolo de tratamento específico para cada colaborador”, explica Marlo.
Além das técnicas realizadas durante a consulta pelo fisioterapeuta, o colaborador participa ativamente do tratamento através de ações de autocuidado (orientações de movimentos e posturas corretas no ambiente laboral) e autotratamento (exercícios terapêuticos que o paciente faz cotidianamente).
O tratamento é realizado no ambulatório de Saúde Ocupacional da SOST. Para ser atendido é preciso agendar um horário ligando no ramal 3269. “Lembramos que o HUMAP permite que, uma vez por semana, a consulta seja feita no horário de expediente do colaborador”, esclarece Marlo.