Notícias
PRESENÇA
BLH do Humap participa do Fórum Internacional sobre sustentabilidade e saúde materno-infantil
O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da UFMS (Humap-UFMS/Ebserh) participou do Fórum Internacional “Banco de Leite Humano e Mudanças Climáticas – O que podemos fazer a mais?”, realizado nos dias 6 e 7 de maio de 2025, em Belém (PA). O evento integrou a agenda oficial da Pré-COP30 e reuniu representantes de diversos países da América Latina, Europa e África Lusófona, com o objetivo de debater estratégias sustentáveis para a atuação dos bancos de leite humano diante dos desafios climáticos.
Promovido pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH/IFF/Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde e a Opas/OMS, o fórum foi sediado na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). Estiveram presentes representantes da Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Panamá, El Salvador, México, da Associação Europeia de Bancos de Leite (EMBA) e, de forma virtual, dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como Angola, Moçambique e Cabo Verde.
Durante o encontro, foi elaborada a Carta de Belém 2025, um documento que sintetiza o compromisso dos países participantes em reconhecer os bancos de leite humano como uma política pública essencial, integrada às agendas de saúde e sustentabilidade frente aos impactos das mudanças climáticas. A carta será levada à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro, também em Belém.
A participação do BLH do Humap-UFMS/Ebserh foi marcada por um momento especial: a entrega oficial do certificado do Programa de Certificação para Bancos de Leite Humano Fiocruz (PCFio). O reconhecimento é resultado da auditoria realizada em 2024, que avaliou critérios de qualidade e boas práticas no serviço prestado pela unidade.
A entrega ocorreu durante a reunião nacional de coordenações dos Centros de Referência em BLH do Brasil, que também participou do fórum. O certificado reforça o compromisso do Humap em garantir um atendimento de excelência na promoção do aleitamento materno e na doação de leite humano, além de reafirmar seu alinhamento às políticas públicas sustentáveis promovidas em nível nacional e internacional.
A presença da rede brasileira na agenda da COP30 consolida o papel do país como liderança global na temática de bancos de leite humano e sustentabilidade, e evidencia o protagonismo de instituições como o Humap-UFMS/Ebserh no fortalecimento dessa política de impacto social, ambiental e sanitário.
Rede Ebserh
O Humap-UFMS faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.