Notícias
ATUALIZAÇÃO
Humap promove a I Semana de Gestão do Registro da Produção Assistencial
Em uma instituição de saúde hospitalar, o faturamento possui uma função de grande importância. É essa unidade que transforma toda a produção realizada pela assistência em valores financeiros. É desafiador para todos os profissionais, gerir e preservar adequadamente a documentação clínica de forma eficiente. Como forma de fomentar o tema internamente, a Unidade de Gestão e Processamento da Informação Assistencial (UGPIA) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), filiado à Ebserh, promoveu ações de educação permanente de 06 a 10 de novembro.
A I Semana de Gestão do Registro da Produção Assistencial, oportunizou a participação dos colaboradores através da realização de oficinas diárias que foram programadas em três turmas, de modo a contemplar os períodos matutino, vespertino e noturno. Foi uma semana intensa de treinamentos, com temas dispostos por serviços, sendo trabalhado serviços obstétricos, serviços pediátricos, serviços clínicos, serviços de terapia intensiva e, por fim, serviços cirúrgicos.
O público-alvo do projeto foram preceptores e residentes do Humap e estendido aos demais profissionais da assistência interessados na participação. O evento teve objetivo de apresentar um pouco da rotina da UGPIA com relação aos processos de faturamento, documentação clínica, regras de registro e compatibilidades para processamento da conta hospitalar. Esse momento oportunizou ainda, divulgar os principais desafios em relação ao prontuário do paciente no quesito organização, zelo, guarda e registro.
As instrutorias foram aplicadas por profissionais da Rede Ebserh, sendo quatro profissionais do Humap-UFMS e uma do Hupes-UFBA, todos integrantes do Banco de Instrutores da Rede Ebserh.
A programação foi realizada em três períodos com a seguinte disposição:
1) Oficina: Gestão do Registro da Produção Assistencial de SERVIÇOS OBSTÉTRICOS | Segunda-feira 06/11/2023
Instrutor(a): Gabrielle Leite dos Gabrielle Leite dos Santos Rosa
2) Oficina: Gestão do Registro da Produção Assistencial de SERVIÇOS PEDIÁTRICOS | Terça-feira 07/11/2023
Instrutor(a): Priscila Cristiane Da Silva Mello
3) Oficina: Gestão do Registro da Produção Assistencial de SERVIÇOS CLÍNICOS | Quarta-feira 08/11/2023
Instrutor(a): Andiara Rodrigues Barros
4) Oficina: Gestão do Registro da Produção Assistencial de SERVIÇOS DE TERAPIAS INTENSIVA | Quinta-feira 09/11/2023
Instrutor(a): Wesley Gomes Da Silva
5)Oficina: Gestão do Registro da Produção Assistencial de SERVIÇOS CIRÚRGICOS | Sexta-feira 10/11/2023
Instrutor(a): Karen Raquel Milhan
Ao todo, o evento atingiu mais de 80 registros de presença se consolidando como uma iniciativa de educação permanente promissora e bastante produtiva.
“Essa foi a primeira edição de um evento voltado ao ensino que visa melhorar os processos através da educação. Trabalhamos para que as pessoas sejam multiplicadoras de boas práticas e semeiem em suas unidades pequenas transformações que, quando somadas, irão contribuir para o sucesso no gerenciamento da documentação clínica do paciente. Isso nos ajuda a contribuir diretamente para a saúde financeira do hospital”, ressaltou Gabrielle Rosa, chefe da UGPI.
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.