Notícias
ATUALIZAÇÃO
Humap recebe capacitação sobre Boas Práticas do Gerenciamento de Resíduos
O Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde tem o objetivo de reduzir a produção de resíduos, evitar desperdício de materiais e proporcionar aos resíduos gerados um tratamento seguro, de forma eficiente, com foco na proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. Essa é uma atividade extremamente importante e que precisa ser largamente difundida entre os profissionais que atuam com o gerenciamento residual.
Pensando nisso, na segunda semana de janeiro foi promovida a capacitação sobre "Boas Práticas do Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde" no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), no auditório da superintendência.
A atividade promovida pela empresa MS Ambiental – Soluções Ambientais, foi ministrada pela engenheira ambiental e florestal Dóris Lins e contou com a presença de 21 profissionais (integrantes da equipe da Orbenk Administração e Serviços LTDA: coletores, encarregadas, coordenador do contrato; equipe da Hotelaria do Humap; equipe da empresa Cook; equipe da empresa Arauna Serviços Especializados; equipe SOST e equipe da empresa MS Ambiental.
“A capacitação em Boas Práticas em Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde agregou conhecimento para que a equipe possa desenvolver um trabalho voltado para a segregação e o descarte ambientalmente correto”, afirma a chefe do Setor de Hotelaria Hospital do Humap, Rosimeire Romero Faccio.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.