Notícias
PREVENÇÃO
Capacitação orienta 89 colaboradores e reeducandos sobre prevenção da chikungunya no Humap-UFMS
Nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2025, um total de 89 pessoas, entre colaboradores da equipe de Higienização e reeducandos, participaram de uma capacitação sobre prevenção da chikungunya, realizada no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da UFMS (Humap-UFMS/Ebserh).
A iniciativa fez parte do Programa Integrado Intersetorial de Colaboradores Voluntários, e contou com a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a UFMS e o Humap-UFMS. O objetivo central foi promover ações preventivas para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da chikungunya, dengue e zika.
As palestras foram conduzidas pelo técnico em endemias Willian Sovrani, da Sesau da Prefeitura Municipal de Campo Grande-MS, que trouxe informações sobre sintomas, cuidados e medidas práticas para eliminar criadouros do mosquito.
O evento terá continuidade em 03 de outubro de 2025, com a realização de uma atividade prática de inspeção no pátio do hospital, em que os participantes irão identificar possíveis locais de proliferação do vetor, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos.
Para a superintendente do Humap-UFMS, Dra. Andrea, a iniciativa reforça o papel social e educativo do hospital:
“Essas ações são fundamentais porque vão além do cuidado assistencial. Estamos formando multiplicadores de informação e prevenção, que poderão aplicar esses conhecimentos no ambiente hospitalar e também em suas comunidades, ajudando a proteger a saúde de todos”, destacou.