Notícias
Registro da 1ª vacina mundial contra a dengue em dose única
Pesquisa do HUJM em MT foi crucial para registro da 1ª vacina mundial contra a dengue em dose única
Em um marco histórico para a saúde pública mundial, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (26) o registro da vacina tetravalente de dose única contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh), atuou como um dos principais centros de pesquisa nos ensaios clínicos, e teve sua contribuição validada com a liberação do imunizante.

A vacina, nomeada Butantan-DV, é a primeira do mundo com esquema de dose única e 100% nacional a ser aprovada. Ela será destinada a pessoas na faixa etária de 12 a 59 anos e a expectativa é que comece a ser distribuída para o Sistema Único de Saúde (SUS) já em dezembro, com a aplicação em massa prevista para 2026.
O HUJM foi fundamental para as fases dos testes, sendo responsável pelo recrutamento e acompanhamento de cerca de 1,2 mil voluntários em Cuiabá. Os dados gerados em Mato Grosso, um estado endêmico para a doença, integraram o estudo que comprovou a eficácia geral de 79,6% da vacina, protegendo contra os quatro sorotipos do vírus.

“O Hospital Júlio Müller-UFMT participou fornecendo todo o apoio logístico ao desenvolvimento do projeto, em especial, o envolvimento de docentes pesquisadores na gestão da pesquisa, as instalações físicas necessárias e a retaguarda assistencial aos participantes da pesquisa” afirmou um dos coordenadores do estudo, Professor Cor Jesus Fernandes Fontes.
Destacou ainda: “vacina tetravalente do Instituto Butantan chega em hora oportuna e, certamente, contribuirá muito para o enfrentamento desse importante agravo da saúde pública brasileira. Sua alta eficácia e alta segurança para a população de 12 a 59 anos de idade permitirão uma cobertura vacinal da maior parcela populacional exposta, cujos resultados impactarão, sem dúvida na transmissão da dengue. ”, mas ressalva que independentemente da existência de uma vacina, todas essas orientações devem ser seguidas, para o alcance do controle da transmissão da virose.

Cerca de 1 milhão de doses já estão prontas para a distribuição inicial, marcando o início de uma nova fase na prevenção da dengue no país.