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Nova recepção foi entregue durante as comemorações de 41 anos do HUJM e oferece estrutura moderna, segura e acolhedora aos usuários do SUS

Nova entrada do Hospital Universitário Júlio Müller propicia conforto e segurança

HUJM inaugura nova recepção em Cuiabá no aniversário de 41 anos. Espaço modernizado melhora acolhimento e acesso de usuários do SUS ao hospital universitário.
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Publicado em 04/08/2025 17h12 Atualizado em 28/10/2025 10h20
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No dia 31 de julho, data em que o Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh) completou 41 anos de fundação, foi inaugurado o novo espaço de recepção, informações e serviços para os usuários da instituição. A entrega fez parte das festividades de aniversário e marcou um importante avanço na qualificação da estrutura física do hospital. Com 600 m², a nova recepção compreende a entrada principal na Rua Luís Philippe Pereira Leite, no bairro Alvorada, que passou por remodelação completa, com instalação de guichês, banheiros e ar-condicionado.

Novo espaço de recepção ao usuário

Para o chefe do Setor de Infraestrutura Física do HUJM, Alício Nunes Domingues, a entrega representa um marco na requalificação dos acessos ao hospital. “O novo espaço garante uma recepção mais organizada, com ambiente climatizado, sanitários adequados e guichês distribuídos de forma estratégica. A ideia foi otimizar o fluxo e proporcionar mais funcionalidade para quem chega ao hospital”, explica.

Alício Nunes Domingues, chefe do Setor de Infraestrutura Física do HUJM

Mais de mil pessoas circulam diariamente pelo Hospital Júlio Müller, entre pacientes, acompanhantes, profissionais de saúde, professores e estudantes. Segundo Alício, a nova estrutura foi pensada para atender essa demanda com dignidade. “Essa obra integra um conjunto de melhorias voltadas à modernização do HUJM, alinhando conforto e segurança à realidade de um hospital universitário que atende exclusivamente pelo SUS”, completa.

Melhoria aguardada por usuários e trabalhadores do HUJM

A nova recepção principal do HUJM também atende a uma demanda antiga da comunidade hospitalar. A chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, Edilene Gianelli Lopes, relembra que as condições anteriores preocupavam tanto usuários quanto trabalhadores. “Há muito tempo a gente vê os usuários na frente do hospital, no sol, debaixo de chuva, sem banheiro, sem água”, afirmou.

chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, Edilene Gianelli Lopes

Segundo Edilene, a nova portaria representa um avanço no acolhimento humanizado. “O usuário já passa por um rastreio mais simples logo na entrada e segue para dentro do hospital com mais comodidade — agora com cobertura, recepção estruturada, água e banheiro. Novas equipes foram organizadas para esse acolhimento desde a chegada”, explicou.

Ela também destaca os ganhos para públicos mais vulneráveis. “Uma gestante, por exemplo, agora tem acesso direto ao ambiente hospitalar. Um idoso também não percorre tanto o trajeto como antes. A nova portaria facilita o acolhimento dessas minorias também”, completou.

Mais conforto para quem precisa

A nova estrutura também representa alívio para pacientes com dificuldade de locomoção. A aposentada Carmelinda Elias Francisca, que realiza tratamento cardiológico no HUJM, destacou a diferença. “Agora está mais organizado. A gente percebe que ficou melhor. Eu venho em tratamento e muitas vezes ficava lá fora, sem assento, naquele sol quente. Eu sou idosa, tenho problema de locomoção, estou com a frequência cardíaca alta e quase não aguentava”, relatou.

Carmelinda Elias Francisca, paciente do HUJM


Carmelinda esteve no hospital para colocar um holter, após cirurgia recente. “Hoje, cheguei e já entrei direto, fui bem recebida, ganhei prioridade e consegui ser atendida sem esperar muito. Lá fora não tinha banheiro, nem água, nem lugar para sentar. Agora a gente chega e já está aqui dentro, com cobertura, ar-condicionado... Foi muito favorável para mim”, completou.

Rede Ebserh
O HUJM-UFMT faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Atendimento Especializado
Tags: Mato Grosso
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      • MEJC-UFRN - Maternidade Escola Januário Cicco
    • Região Norte
      • CHU-UFPA - Complexo Hospitalar Universitário da UFPA
      • HDT-UFT - Hospital de Doenças Tropicais
      • HUGV-Ufam - Hospital Universitário Getúlio Vargas
      • HU-UFRR - Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima
      • HU-Unifap - Hospital Universitário da Unifap
    • Região Sudeste
      • CH-UFRJ - Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro
      • HC-UFMG - Hospital das Clínicas da UFMG
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      • HC-UFU - Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
      • Huap-UFF - Hospital Universitário Antônio Pedro
      • Hucam-Ufes - Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes
      • HUGG-Unirio - Hospital Universitário Gaffrée e Guinle
      • HU-UFJF - Hospital Universitário da UFJF
      • HU-UFSCar - Hospital Universitário da UFSCar
    • Região Sul
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      • Inexigibilidade
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      • Licitações
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      • Remuneração de Dirigentes (administradores e conselheiros)
      • Acordos. Convenções e/ou Dissídios Coletivos Aprovados
      • Informações sobre Contratados
      • Legislação e Normas de Gestão de Pessoas
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Informações sobre Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Modelo de Formulários de Solicitação de Informação e Recurso
      • Link para a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (FALA.BR)
      • Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e Aspectos Tecnológicos
    • Tratamento de Dados Pessoais
      • Dados do Encarregado
      • Estrutura e Normas
      • Orientações e Modelos
      • Perguntas Frequentes
      • Melhores Práticas
      • TCU
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      • Conselho de Administração
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      • Quadro de Pessoal e Remuneração
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    • Informações de interesse coletivo ou geral por elas produzidas ou custodiadas
    • Rol anual de informações desclassificadas e documentos classificados
    • Relação de bens e serviços adquiridos a cada semestre
      • 1° semestre 2025
    • Contratos Disciplinados
    • Gestão Estratégica
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      • 2022
      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2021
      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2020
    • Gastos com Diárias e Passagens
    • Sobre a Transparência
      • Sobre a Transparência
    • Relatório de Administração
    • Portal da Transparência da Ebserh
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      • Principais cargos e respectivos ocupantes - Quem é Quem
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