Notícias
Dia E, da Rede Ebserh, realizará procedimentos em 45 hospitais universitários federais no próximo dia 13
Mutirão irá mobiliar HUJM-UFMT com mais de 320 atendimentos pelo SUS
O Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal do Mato Grosso (HUJM-UFMT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), irá realizar no sábado (13/09), o Dia E, mutirão com mais de 320 atendimentos gratuitos à população.
A iniciativa faz parte do programa Ebserh em Ação e será um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil.
No total, no HUJM-UFMT, serão ofertados 329 procedimentos programados, sendo 20 cirurgias, 200 exames (sem considerar os laboratoriais) e 109 consultas.

A ação irá permitir a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde. O mutirão também irá fortalecer a integração entre ensino e assistência, com a participação de estudantes da área da saúde, que colocarão em prática seus conhecimentos sob a supervisão de professores e profissionais da Rede Ebserh.
Vale ressaltar alguns dos procedimentos que serão realizados no Dia E: cirurgias de hérnia inguinal, cirurgias de hemorroida, videolaringoscopia, ecocardiograma pediátrico, consultas de infectologista pediátrica, consultas em oftalmologia geral, consultas ginecológicas (com coleta de preventivo), exames de ultrassonografia, procedimentos de colposcopia/traquelectomia, acolhimento e ambiência com ação educativa, dentre outros.
No último mutirão do Dia E, realizado em julho de 2025, no total foram realizados 10.160 exames, 1.244 consultas e 1.060 cirurgias, somando 12.464 procedimentos assistenciais em toda a Rede Ebserh.

Rede Ebserh
O HUJM-UFMT faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.